O lançamento do iPhone 5S e o anúncio da Samsung que iria lançar também o seu S4 nessa cor veio relançar uma guerra que se julgava terminada.
Muitas vozes se insurgiram contra a Samsung “por mais uma vez ir copiar a Apple”. A verdade é que a realidade não é bem assim e o Samsung S4 dourado existe já há algum tempo.
Para o provar que não foi ela a copiar ninguém e que também inova, a Samsung veio agora a público mostrar o seu historial de telefones com a nova cor da moda.
Num artigo publicado ontem no seu blog, a Samsung mostra a longa lista de equipamentos que tem já lançado ao longo dos anos, provando assim que a Apple não inovou e nem inventou nada com o seu novo iPhone 5S.
Nesse artigo nunca e feita qualquer referência à Apple e ao iPhone 5S, mas é mostrado de forma clara que a Samsung lançou o S4 em dourado muito antes de a Apple o ter feito.
About a month ago on August 27th, Samsung launched the GALAXY S4 Gold edition in the United Arab Emirates (These were available in stores starting September 8th). It’s since also been released in Kuwait and Qatar.
Everybody loves gold, which is why we sometimes make phones in that color. (Or sometimes even with actual gold for the body!) See below to check out some of the phones we’ve released in gold in the past (just off the top of my head).
A verdade é que a versão dourada do S4 foi apresentada no dia 27 de Agosto deste ano, num evento que teve lugar no Emirados Árabes, e chegará muito em breve às lojas.
Esta tomada de posição por parte da Samsung serve para mostrar de forma clara que não copiou a Apple, podendo assim evitar processos e deixar claro que antes da Apple ter colocado no mercado o seu modelo dourado já esta empresa o tinha feito.
É uma tomada de posição e um esclarecimento, que surgem de forma muito subtil, mas que deixa claro a todos quem foi original.
A lista de equipamentos que a Samsung apresenta nesse artigo não é de todo a mais completa, mas mostra vários exemplos de telefones dourados ou com aplicações douradas que foram lançados ao longo dos anos.
São muitos telefones que a Samsung colocou no mercado, e que se destacaram de imediato pela cor que foi escolhida. Modelos exclusivos ou comemorativos, mas que são originais.
Com esta resposta, não formal, a Samsung mostrou a todos os que a acusaram de ter copiado descaradamente a Apple que estavam errados. Na verdade o contrário pode muito bem ter acontecido. Foi a Apple a colocar no mercado um telefone idêntico ao da Samsung, numa cor que não é propriedade de ninguem, mas que se destaca.