O mercado europeu dos dispositivos móveis de comunicação cresceu 5% ano, até atingir neste primeiro quadrimestre de 2011 cerca 45 milhões de unidades vendidas.
Segundo os dados da International Data Corporation, a Samsung teve um aumento nas suas vendas de 5.3% anuais, atingindo as 13.2 milhões de unidades tornando-se assim no maior fabricante com uma fatia de 29.3% de market share na Europa.
A Nokia por sua vez, nos últimos anos, perdeu cerca de 10.3% de quota de mercado, estando agora com 12.6 milhões de unidades distribuídas descendo para a segunda posição no mercado com 27.9% de market share. No segmento dos smartphones, a Apple conseguiu um incremento de 48,9% nos últimos anos, atingindo as 4.4 milhões de unidades vendidas posicionando-se no topo do ranking com 20.8% do market share. A Nokia vem em segundo com 19.6% de market share.
Estes números não são isolados e têm como referência o valor da Apple que disparou 84% só no ano passado e já superou o valor da Google, alcançando assim a posição de marca mais valiosa do mundo. A empresa de Steve Jobs vale agora 153,3 mil milhões de dólares (cerca de 107 mil milhões de euros), segundo a WWP.
Segundo Francisco Jeronimo, gestor europeu para a pesquisa em dispositivos móveis da IDC…
“A samsung e a Apple atingiram metas brilhantes neste trimestre na Europa. A Samsung tornou-se na maior vendedora de telemóveis na Europa Ocidental e Apple, na maior vendedora de smartphones. Estes resultados mostram o quanto é volátil o mercado dos dispositivos móveis e como é importante não subestimar as tendências. Empresas como a Nokia (e no passado a Ericsson) poderão ter marcas fortes e um share de mercado considerável, como a Nokia sempre teve, mas pode ser ultrapassada pelos seus concorrentes num piscar de olhos.
A Nokia é uma das marcas mais apreciadas e com maior reconhecimento na Europa, mas a Samsung foi a que entendeu a tendência primeiro e movimentou-se rapidamente. A Samsung percebeu cedo a tendência para os dispositivos multi-toque e tornou-se na líder de mercado de telefones de referência e apresentou uma vasto leque de opções a preços competitivos. Nos smartphones, a Samsung moveu-se rapidamente para a plataforma Android enquanto isso investia na sua própria plataforma, o bada.
Está implícito na politica de mercado da Samsung, a sua capacidade e flexibilidade em preencher todos os segmentos de mercado, dando-lhe assim uma maior aceitação e com isso tem potenciado a marca entre os consumidores.
No caso da Apple a marca tem aparecido com equipamentos inovadores, criando mesmo novos segmentos. Estes produtos, de grande qualidade, potenciam uma tendência clara de aumento de vendas e, por consequencial aumenta o poder de fidelização à marca.
Durante este primeiro quadrimestre as exportações de smartphones tiveram um incremento de 76% nos últimos anos, posicionando-se assim nas 21.2 milhões de unidades representando 47% no total de dispositivos móveis de comunicação no mercado. A plataforma Android foi o sistema operativo para smartphones que liderou este período com 35.7% market share.
Os fabricantes que se focaram apenas na plataforma Android viram melhorada a sua posição no mercado dos smartphones, mostrando claramente quanto faz sucesso este sistema operativo nos meios de consumo, aumentando por consequência as vendas dos fabricantes.
Na segunda posição aparece o iOS com 20.8% de mercado, dada a popularidade do iPhone. A Symbian claramente adormeceu e aparece na terceira posição com 20,5% de market share.