Pplware

Samsung goza com Huawei durante a apresentação do Mate 30

Após ser banida por Trump do mercado americano, a Huawei sofre agora novo ataque, em jeito de “farpa”, por parte da rival Samsung.

Tudo isto se passou durante a apresentação do Mate 30 e devido à falta de acesso por parte da Huawei aos serviços da Google. A Samsung não demorou muito a enviar um email aos seus clientes da América Latina, durante a apresentação do Mate 30 em Munique.


O mail tinha o título “Disfruta das Aplicações, updates, e Serviços Google”, com uma imagem do Galaxy Note 10, com as aplicações da Samsung e da Google lado a lado, de forma a chamar a atenção. Ainda no email, a Samsung afirmou que o Galaxy Note 10 é o “melhor smartphone Android do momento.

A pouca sorte do Huawei Mate 30

A Samsung está a tentar captar as atenções para si, devido ao imbróglio causado pela declaração de “ameaça à segurança nacional” imposta por Donald Trump, relativamente à Huawei.

Como resultado, a Google recusou-se, assim, a colaborar com a Huawei (empresa com a qual já havia realizado uma parceria importante, aquando do desenvolvimento do Nexus 6P), revogando a licença de utilização do seu sistema operativo.

A guerra entre a Samsung e a Huawei

Alguns irão pensar que, relativamente a esta situação, a Samsung tomou uma posição vil e calculista em relação à Huawei. Mas a realidade é que ambas as marcas têm estado em posições opostas há muito tempo. É bem possível que a Huawei se esteja também a rir tanto, ou talvez mais, da Samsung.

A Huawei viu a Samsung dominar o mercado do Android durante muito tempo e fez de tudo para inverter essa situação. Existe alguma “inveja” da Samsung por parte da fabricante Chinesa, mas esta estende-se, de igual, forma à Apple. Os três fabricantes estão no topo no que diz respeito a produtos vendidos e lucros. A Huawei é segunda em termos de unidades vendidas, perdendo aqui para a Samsung. No entanto, vende mais que a Apple, mas neste aspeto, a marca Americana é mais rentável.

O mercado chinês continua a ser o “calcanhar de Aquiles” da Samsung, onde os fabricantes com muito menos expressão conseguem maiores quotas de mercado. As vendas da Samsung foram tão baixas nos dois primeiros trimestres na China, que os Galaxy nem sequer aparecem no topo dos vendedores de Smartphones. Entretanto, a Huawei teve números impressionantes no primeiro e segundo trimestres de 2019, com 34% e 36% de quota de mercado, respetivamente.

Huawei a cair no mercado sul Americano

O mesmo pode ser aplicado à Huawei no mercado Sul Americano. A marca começou a cair drasticamente após as sanções do governo Americano, há apenas 4 meses. Antes desses acontecimentos detinha a segunda maior quota de mercado. Hoje em dia, perdeu terreno, com a Samsung e a Motorola a ganharem força. O corte nos preços da gama Galaxy, nomeadamente os Galaxy A, deram uma enorme alavancagem ao crescimento da Samsung. Por sua vez, a Motorola sempre teve uma enorme aceitação nestes mercados.

O crescimento da Huawei nos últimos anos, indicava que 2019 seria o ano em que conseguiria colocar a Samsung a seus pés. Devido a todos estes acontecimentos, isso não irá certamente acontecer.

A empresa perdeu quotas de mercado na Europa e América Latina devido ás sanções impostas e á revogação da licença do sistema operativo Android.

O anúncio por parte da marca Chinesa que o P30 iria receber o Android 10 é a confirmação de que acreditam que, sem o sistema operativo da Google, o caminho se tornará muito mais difícil. Aproveitando essa abertura, apresentaram duas novas cores para o P30, de forma a continuar a garantir uma entrada forte no mercado Android.

Em relação ao Mate 30, as coisas não serão tão fáceis. Não se sabe ainda como vão ser os desenvolvimentos, mas, se realmente continuarem a sanções, a Huawei terá de repensar muito bem a sua estratégia.

Apostar num sistema próprio (Harmony OS), poderá não ser tão vantajoso assim e, neste aspeto, podem ver o exemplo da Samsung e o fracasso que foi o Tizen!

Exit mobile version