Pplware

Samsung estará a preparar-se para comprar a BlackBerry?

O mercado das empresas tecnológicas está em constante mudança, com as tentativas de superar as rivais e de conseguir apresentar os melhores produtos.

Não é por isso raro ver situações em que empresas mais fortes compram outras empresas, normalmente de dimensões menores, para que assim possam ter acesso directo a novas tecnologia e a outras novidades.

O mais recente rumor dava agora conta da aproximação da Samsung à BlackBerry com a clara intenção de a comprar. A notícia teve impacto, mas a BlackBerry já se apressou a desmentir.

A informação sobre esta intenção de compra da BlackBerry pela Samsung foi apresentada pela Reuters, que diz ter acesso a informações privilegiadas de pessoas ligadas ao processo.

Segundo essas informações a compra estaria já a ser negociada entre as partes e o valor envolvido rondaria os 7.5 mil milhões de dólares.

Este valor contemplava ainda a compra das acções da BlackBerry a um valor que estará entre os 13,35 e os 15,49 dólares por acção, o que representaria uma valorização na ordem dos 38% a 60%.

Pelo que a Reuters pôde apurar, existiram já diversas reuniões entre ambas as partes, com vista a um entendimento e à formalização da compra.

A intenção da Samsung nesta compra parece ser clara. A empresa Sul Coreana quer acesso ao portfólio de patentes que a Blackberry tem, garantindo-lhe assim uma posição confortável em processos de patentes que tem actualmente a decorrer.

Com a compra da BlackBerry a Samsung terá então acesso a um leque de patentes que lhe permitiria também combater de forma muito mais firme e sustentada a sua eterna rival Apple e começar ela a ter uma posição muito mais forte neste mercado, passando de uma empresa que tem de pagar para usar essas patentes para uma empresa que as controlaria e que ganharia dividendos com a sua utilização.

É estranha esta compra num momento em que a BlackBerry começa a recuperar a força que perdeu nos últimos anos, e que quase levou a empresa à falência.

O lançamento do seu mais recente dispositivo, o Passport, mostra que a BlackBerry se prepara para regressar em força ao mercado.

Existem ainda todos os excelentes serviços da BlackBerry a que a Samsung teria acesso, o que seria também uma grande mais valia para a empresa Coreana.

BlackBerry Limited (NASDAQ:BBRY)(TSX:BB) (“BlackBerry”) is aware of certain press reports published today with respect to a possible offer by Samsung to purchase BlackBerry.

BlackBerry has not engaged in discussions with Samsung with respect to any possible offer to purchase BlackBerry.

BlackBerry’s policy is not to comment on rumors or speculation, and accordingly it does not intend to comment further.

As negociações ainda estariam numa fase inicial, mas o desmentido da BlackBerry deita para já por terra qualquer movimentação adicional neste sentidos.

Fruto da especulação que esta notícia lançou, as acções da BlackBerry dispararam de imediato, valorizando a empresa em quase 30%.

Esta não é a primeira vez que surgem notícias de possíveis interessados na compra da BlackBerry, mas a verdade é que até hoje ainda ninguém conseguiu levar esta gigante a ceder e a ser comprada.

Exit mobile version