A Samsung está a dias de apresentar grandes novidades ao mercado mas, segundo informações, estará já a trabalhar na próxima geração de dispositivos de segurança para os seus produtos.
Pese o facto de muitos criticarem a marca por esta ter apenas feito pequenas melhorias estéticas e não ter dado um grande salto tecnológico nos mais recentes topos de gama, a verdade é que a empresa tem o seu próprio calendário tecnológico. Nesse sentido há rumores que apontam o fim do sensor de impressão digital já no próximo Galaxy Tab tablet S4.
Impressões digitais terão esgotado o seu tempo?
É um caminho “normal” que as grandes marcas são obrigadas a dar dadas as tecnologias que chegam ao mercado e a necessidade de estar um passo à frente das preferências dos utilizadores. Quando o sistema de leitura de impressões digitais parece estar maduro é hora de tirar proveito de tecnologias mais inovadoras, seguras e modernas.
A SamMobile analisou o firmware do Galaxy Tab S4 para procurar métodos de desbloqueio e, pelo que parece, não há menção alguma a um sensor de impressão digital. O dispositivo, no entanto, usará reconhecimento de íris e desbloqueio de rosto, assim como os telefones da Samsung.
O destino dos sensores de impressões digitais
A Apple removeu o sensor de impressões digitais do iPhone ano passado com a estreia do iPhone de aniversário, o iPhone X. Esta decisão foi recebida com reações variadas de clientes e concorrentes, com alguns a decidir apontar esta tecnologia como menos robusta, mais permeável a ataques e que não teria o mesmo sucesso que a impressão digital.
A Samsung, no entanto, nunca pareceu estar interessada em abandonar completamente os leitores de impressões digitais. Ainda se diz que a empresa está a estudar outras opções para manter o sensor por perto, inclusive embutindo-o no ecrã como já há quem o tenha feito.
Embora vários fabricantes chineses já tenham lançado essa tecnologia, um sensor de impressão digital no vidro nunca foi descrito como confiável o suficiente para atender aos padrões da Apple e da Samsung. E, enquanto a Apple desistiu desta ideia, a Samsung aparentemente ainda está a olhar para ela e poderemos ver no futuro Galaxy S10 grandes novidades neste ponto crucial da segurança dos smartphones e tablets.
Assim, o leitor de impressão digital tal como o conhecemos poderá estar mais próximo do fim do que imaginamos, bastando para isto que estas duas empresas, das mais relevantes do mercado, abandonem definitivamente o conceito e partam para outras tecnologias biométricas que desenvolveram.
A empresa sul-coreana poderá mesmo avançar para algo que seja um trunfo, dado o desinteresse que parece haver nos mais recentes Galaxy S9 lançados no início deste ano.