Um telemóvel? Um tablet? É o Samsung GALAXY Note!
A Samsung apresentou a sua mais recente aposta no mercado dos smartphones: o Samsung Galaxy Note! Já tínhamos aqui falado deste novo equipamento da Samsung, revelado na IFA2011, equipamento este que pretende criar uma nova categoria de dispositivos móveis.
Tal como o slogan escolhido pela Samsung indica, o Galaxy Note não é apenas um smartphone, e não chega a ser um tablet, é algo entre estes dois segmentos de dispositivos móveis, uma nova categoria de smartphones, chamar-lhe-ia mesmo uma reinvenção de conceitos.
Como certamente têm acompanhado, a Samsung tem, nos últimos tempos, investido bastante no segmento dos dispositivos móveis, smartphones e tablets, e encontra-se actualmente numa situação bastante positiva. É actualmente líder de mercado, com ofertas para todos os gostos, todos os tamanhos e feitios, todas as carteiras, desde equipamentos de entrada de gama, passando pela gama média e terminando em equipamentos de topo, como é o caso do Galaxy S II.
Mesmo com uma vasta oferta no mercado, a Samsung decidiu ampliar a sua série Galaxy, introduzindo um equipamento que é… diferente.
A característica que mais salta à vista num primeiro olhar sobre o Galaxy Note é sem dúvida alguma o seu “gigantesco” ecrã de 5,3 polegadas. Trata-se de um ecrã capacitivo, multitouch, HD Super AMOLED, com a qualidade a que a Samsung já nos tem habituado nos seus últimos smartphones de topo.
No entanto, embora as dimensões do ecrã sejam a primeira característica que impressiona num primeiro contacto, existe outra característica neste Note que acaba por ser ainda mais importante, e será a característica mais diferenciadora deste dispositivo: a S-Pen. Trata-se de uma caneta própria para interagir com o grande ecrã capacitivo do Galaxy Note, que lhe dá o “toque” que o torna tão especial e diferente do que já existe no mercado.
A S-Pen foi desenhada para trabalhar em harmonia perfeita com o Galaxy Note. Tem uma ponta rígida e bastante fina, conferindo-lhe uma boa precisão, tem um compartimento próprio para nunca se separar do Note, e existe ainda um botão físico na própria caneta, que lhe permite enviar informações diferentes para o smartphone.
Note-se ainda que a S-Pen não funciona com outro dispositivo com ecrã capacitivo, apenas o Galaxy Note reage ao seu toque.
Nas imagens em cima e em baixo está a comparação entre o Galaxy Note e o Nokia N9, onde é possíve ver a enorme diferença no tamanho dos dois equipamentos. É uma diferença abismal, que coloca cada um dos dispositivos na sua própria categoria, cada um destinado a funções específicas, com características específicas (a comparação com o N9 podia ter sido feita com qualquer outro smartphone).
As possibilidades e potencialidades que a S-Pen e o grande ecrã trazem a um equipamento como o Note são enormes. O Galaxy Note torna-se num autêntico bloco de notas, sempre pronto para aquela anotação rápida que por vezes é necessária, permitindo tirar notas com a mesma eficácia de um bloco de notas em papel.
Em resumo, aqui ficam algumas das acções que se podem realizar com a S-Pen:
- Escrever notas de uma forma rápida e prática, como se de um bloco de notas em papel se tratasse;
- Criar rapidamente uma nota quando se está a consultar alguma informação, tocando duas vezes no ecrã com a caneta enquanto se pressiona o botão físico da mesma, podendo rapidamente alternar entre a visualização e escrita da nota e a visualização da informação que estamos a consultar (bastando tocar na parte superior do ecrã);
- Tirar screenshots rapidamente em qualquer situação, bastando tocar durante alguns segundos com a caneta no ecrã enquanto é pressionado o botão da mesma;
- Recortar zonas dos screenshots criados para seleccionar apenas a informação que se pretende, havendo a possibilidade de adicionar essa informação a uma nova nota, na qual se podem colocar notas ou outras informações.
O Galaxy Note vem ainda munido de um calendário, a que a Samsung chamou de S Planner, desenhado especificamente para tirar partido de todas as características já referidas deste equipamento, como o seu ecrã de grandes dimensões e a S-Pen.
Na própria loja de aplicações da Samsung existem já algumas apps que procuram tirar o maior partido das possibilidades de utilização da S-Pen. Actualmente existem cerca de 10 aplicações específicas para o uso da S-Pen, a sua maioria destinada ao desenho, mas surgirão no futuro mais e variadas aplicações específicas para este terminal, que tirarão partido da sua caneta especial.
Especificações Técnicas
O Galaxy Note, além do seu grande ecrã, de grande qualidade, e fantástica S-Pen, traz também no seu interior hardware de topo. Ficam a seguir as especificações técnicas mais importantes:
- Pocessador: Dual Core a 1,4 GHz
- Ecrã: Super AMOLED HD de 5,3” (1280×800, 285 ppi)
- Sistema Operativo: Android 2.3 (Gingerbread)
- Câmara: 8 MP com flash LED (frontal 2MP)
- Vídeo: gravação a 1080p a 24~30fps
- Memória: 16/32 GB + slot cartão micro SD (até 32 GB)
- Sensores: Acelerómetro, Sensor de Luz e Proximidadem Bússola digital, Barómetro
- Dimensões: 146,85 x 82,95 x 9,65 mm
- Peso: 178 gramas
- Bateria: Li-on 2,500 mAh
- S-Pen incluida, com aplicações dedicadas
Para uma introdução às potencialidades do Galaxy Note e da sua S-Pen, vejam o vídeo a seguir:
A Samsung abre assim uma nova categoria no segmento dos smartphones. Como já foi dito, o Galaxy Note não é um tablet, mas também não é apenas um smartphone. É um equipamento que se situa entre estes dois, e que junta num só dispositivo o melhor dos dois mundos. As possibilidades de um ecrã generoso, mantendo alguma portabilidade característica de um smartphone.
É ainda importantíssimo o papel desempenhado pela S-Pen, a caneta ao serviço do Note. A interacção do Galaxy note com esta caneta é fantástica, trazendo novas possibilidades e novas situações de uso de um smartphone.
O Galaxy note não é um smartphone para as massas, está pensado para targets específicos, em que um equipamento como este ajudará no dia-a-dia
As palavras de Nuno Pereira, Division Head da área de Mobile da Samsung Electrónica Portuguesa, resumem bem o que é o Galaxy Note, e qual o seu propósito:
Para terminar, não posso deixar de dar uma nota bastante positiva à Samsung por este lançamento. O Galaxy Note não se trata de uma nova invenção, nem tem tecnologia nunca antes vista. Tudo o que vemos no Note, já o vimos em outro lado qualquer: tem todas as características de, por exemplo, um Galaxy S II, com um ecrã maior, e traz uma caneta, situação banal antes da introdução no mercado dos smartphones adaptados ao uso dos dedos. Mas é a junção destes dois conceitos que marca a diferença. A Samsung conseguiu pegar em tecnologia já existente, e trazer para o mercado um produto diferente. Não se trata de uma invenção, poderá ou não ser considerada uma inovação, mas é sem dúvida uma renovação de conceitos. Mais uma vez, fica a nota positiva para a Samsung, por trazer inovação para o mercado.
Galeria Fotográfica
O Samsung Galaxy Note está disponível em branco e preto, para já apenas na versão de 16 GB. Custará 699 € livre de operador e 599 € nas operadoras, com fidelização.
O que lhe parece este Galaxy Note? Existirá espaço no mercado para uma nova categoria de smartphones?