O sismo que se registou esta manhã em Portugal Continental (e também em Espanha) teve uma magnitude de 4.9 e epicentro em Arraiolos. Este é já considerado o sismo mais forte dos últimos 70 anos no continente. O último sismo de maior intensidade aconteceu em 1948, na zona de Barcelos e teve uma magnitude de 5.0.
Os sismos são abalos da terra, também chamados de terramotos, e resultam da libertação de energia na crosta do nosso planeta. Essa libertação de energia provoca a movimentação de zonas, fazendo com que a terra trema e, dependendo da magnitude, podem mesmo fazer destruir cidades.
Onde ter acesso à informação em tempo real sobre sismos?
Em Portugal, o portal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera disponibiliza, em tempo real, toda a informação que necessita. Além da informação sobre sismos há também espaços dedicados ao tempo, mar, clima, ambiente, navios, espaços, etc.
Relativamente ao sismo de hoje, o IPMA informa que “no dia 15-01-2018 pelas 11:51 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a nordeste de Arraiolos”.
Sabe o que é um ShakeMap?
Um ShakeMap é uma representação do movimento do solo provocado por um sismo. A informação representada não mostra apenas características relacionadas com a fonte sísmica, como a magnitude e a localização do hipocentro, que são tipicamente os parâmetros determinados após a ocorrência de um sismo, mas está particularmente orientada para a distribuição espacial do movimento do solo. Um sismo provoca diferentes valores do movimento do solo, em diferentes locais numa determinada região.
Estes valores do movimento do solo podem variar com a distância ao epicentro, com as condições geológicas locais e com variações na propagação das ondas sísmicas devido a complexidades na estrutura da crosta da Terra. No site do IPMA pode também ver o ShakeMap do Sismo de hoje – ver aqui.
No site do IPMA é ainda possível saber sobre Escalas Sísmicas, ver a rede sísmica, quais as medidas a tomar aquando da ocorrência de um sismo, entre outra informação. Além do acesso através do site, o IPMA disponibiliza ainda uma app para iPhone e Android.