A fraude da Volkswagen no que diz respeito à manipulação dos testes realizados às emissões atinge mais de 8 milhões de carros na Europa. Desde que o escândalo rebentou, a VW perdeu já mais de 15 mil milhões de euros em bolsa.
E o seu carro Volkswagen será que está na “lista negra” dos que têm software fraudulento? Saiba já!
O número de veículos equipados com o software fraudulento foi revelado pela SIVA que é representante em Portugal da Audi, Skoda e Volkswagen. No total são 94 400 veículos: 53.700 da marca Volkswagen, 31.800 Audi e 8.800 Skoda.
Como serviço ao cliente, a SIVA disponibilizou já uma ferramenta de pesquisa para saber se o seu veículo está afectado. Em comunicado, a representante nacional do grupo refere que os “clientes da Volkswagen em Portugal já podem consultar, no ‘site’ da marca, informação sobre o seu veículo e ficar a saber se ele foi acfetado pelo ‘software’ que causa discrepâncias nas emissões de óxido do azoto (NOx) durante os testes de dinamómetro”.
O sistema apenas verifica os Números de chassis (VIN) das marcas Volkswagen e Volkswagen Veículos Comerciais. Os veículos que tenham sido vendidos nos EUA e no Canadá não podem ser considerados na pesquisa.
O comunicado refere também que “os problemas reconhecidos não afectam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a sua circulação”.