Pplware

Sabia que só pode viver no máximo 115 anos?

A nossa passagem pelo planeta Terra pode durar no máximo 115 anos. Este valor resultou de uma investigação levada a cabo por uma equipa de especialistas do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova Iorque (EUA).

As conclusões do estudo revelam ainda que este é um limite imposto por “condicionantes naturais” e que, apesar de existir uma probabilidade deste valor ser ultrapassado, esta é muito diminuta.

Como é do conhecimento geral, a esperança de vida registada nas últimas décadas aumentou. Melhorias no cuidado da saúde, maior controlo dos alimentos e progressos tecnológicos são alguns dos factores que têm contribuído significativamente para que a esperança de vida tenha aumentado. Mas há um limite!

O estudo de uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina Albert Einstein debruçou-se sobre uma base de dados com informações demográficas, chegando à conclusão que o limite da longevidade do ser humano se situa nos 115 anos. No entanto, podem existir casos “especiais” que ultrapassem este valor, tendo o estudo revelado que a probabilidade de ultrapassar os 125 anos de vida ronda os 0,01%.  

E em Portugal?

Tendo como base as informações do site Nature e um gráfico produzido pelo jornal Publico, facilmente percebemos que a esperança de vida em Portugal acompanha a tendência mundial. Depois de valores abaixo dos 50 anos, a média ronda agora os 80 anos.

Só o tempo agora dirá se de facto este os investigadores que analisaram o nosso passado demográfico conseguiram, com precisão, acertar no nosso número máximo de vida. Para consultarem mais detalhes sobre este estudo podem descarregar aqui o documento na íntegra.

Exit mobile version