Pplware

Sabe quais as medidas do Governo para a área da tecnologia?

Ainda com futuro incerto, o programa do Governo da coligação PSD/CDS de 2015 até 2019 foi apresentado esta Sexta-feira na Assembleia da República. Este documento será discutido já na próxima semana mas poderá ser alvo de moções de rejeição.

Das muitas medidas que constam do documento, destacamos o capítulo da Aposta na ciência, na tecnologia e na inovação. Sabia que em Portugal serão preciso 15 mil informáticos até 2020?

Segundo o documento, a ciência e a investigação científica constituem um fator fundamental para o futuro do País. Os resultados dos primeiros concursos do Horizonte 2020 revelam que o sistema nacional de I&D é hoje qualitativamente mais robusto e internacionalmente mais competitivo.

Para dar seguimento e consolidar esta senda de progresso é necessário introduzir novas medidas que permitam otimizar o uso dos recursos disponíveis, financeiros, humanos e organizacionais, promovendo a convergência entre o sistema de ensino superior e o sistema de I&D.

Propostas que se destacam na área da ciência, tecnologia e Inovação

Destaca-se ainda o compromisso de investir na saúde digital (fazendo um forte investimento na Saúde Digital, fomentando a utilização de ferramentas digitais a todos os níveis do sistema de saúde) como forma de garantir mais acesso e maior proximidade de cuidados, com maior eficiência e adequação às expectativas dos cidadãos.

Deverá também ser criada uma plataforma digital que disponibilize informação ao cidadão sobre os resultados da avaliação de indicadores das várias unidades e os tempos de espera, por forma a garantir aos utentes uma escolha informada; Na área da saúde destaca-se ainda o objectivo de integrar, de forma sustentada e progressiva, e-Health, m-Health, telemedicina e inteligência artificial na prestação de cuidados de saúde;

o Programa do Governo da coligação PSD/CDS pode ser descarregado aqui.

Concorda com as medidas/estratégias propostas?

Exit mobile version