Pplware

Ryzen 2700X poderá trazer aumento significativo em MHz e no IPC

O mercados dos CPUs está ao rubro, depois de ter passado por um dos seus maiores escândalos. A AMD surge forte com a sua linha Ryzen e há indícios que a empresa está de novo prestes a fazer mexer “o relógio”.

O sucessor do Ryzen 1700X, com a suposta designação 2700X será, supostamente, muito mais rápido. São cerca de 300 MHz a mais, o que eleva o CPU para perto dos 4 GHz. Tenha em mente que se trata de um CPU com oito núcleos.


A lista de melhoramentos para os novos processadores Ryzen 2000 Series é longa. Por exemplo, as APUs Raven Ridge, Ryzen 5 2400G e Ryzen 3 2200G têm agora um suporte para RAM DDR4 mais rápida e há igualmente mais velocidade de relógio para os CPUs Pinnacle Ridge.

Os rumores para a versão 5 2600 começaram a surgir na semana passada. Já estes indicavam uma vantagem de 200 MHz, agora segue o Ryzen 7 2700X. Este é o sucessor do Ryzen 7 1700X e tudo leva a crer que tem mais de 300 MHz que o modelo anterior… e sem contar com o famoso overclocking.

Estes dados são provenientes de amostras enviadas pela AMD. Desde então, e pelo menos no que conta aos relatórios lidos, a velocidade de relógio base do Ryzen 7 2700X é de 3,7 GHz e 4,2 GHz em modo turbo.

Há também informações sobre o Ryzen 5 2600: opera a uma velocidade de relógio de 3,4 GHz e de 3,8 GHz no modo turbo. No entanto, é necessário ser sempre cauteloso com as taxas de “turbo” visto que dependem da forma como a AMD introduziu o Extended Frequency Range e o Precision Boost 2.0.

Como resultado, espera-se uma melhoria significativa no IPC (Instruções Por Ciclo). De igual forma, é muito provável que o Ryzen 7 2800X também tenha um aumento de pelo menos 300 MHz. Contabilizando, isto seriam oito núcleos a 4 GHz sem turbo, o que seria impressionante, considerando a quantidade de núcleos.

No caso da Intel, os CPUs com oito núcleos têm uma velocidade de relógio de 3,6 GHz de relógio base. Estes números são drasticamente reduzidos em CPUs de ambos os fabricantes com ainda mais núcleos, mas é facto que a AMD não tem tido ultimamente nenhum CPU no seu portefólio com velocidadaes de relógio base realmente altas. Como exemplo podemos usar o Ryzen com 4 núcleos, onde o mais rápido tem “apenas” 3,6 GHz de relógio base.

Por todos estes motivos, seria ainda mais impressionante se a AMD se aproximasse dos 4 GHz com os oito núcleos, e os ultrapassasse no modo turbo.

Exit mobile version