Pplware

Rússia vai lançar 7 mísseis balísticos intercontinentais em 2024

Os países têm vindo a testar um conjunto de armas poderosas capazes de causar danos “à distância”. Segundo informações, a Rússia anunciou sete lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais já em 2024.


Rússia: Objetivo é testar este novo armamento…

Em pleno clima de Guerra, a Rússia fez saber que vai lançar 7 mísseis balísticos intercontinentais já em 2024. De referir que em 2023 a Rússia testou com sucesso um míssil balístico intercontinental. Batizado de Boulava, esse míssil balístico intercontinental foi testado poucos dias depois de a Rússia ter revogado a ratificação do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares – ver aqui.

Sergey Karakaev, comandante das Forças de Mísseis Estratégicos, disse recentemente ao diário Estrela Vermelha, do Ministério da Defesa que…

A Rússia informará os Estados Unidos sobre quaisquer lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais e mísseis balísticos lançados por submarinos

Sergey Karakaev disse que os EUA fazem o mesmo, com pelo menos 24 horas de antecedência, de qualquer teste de míssil efetuado pelas suas forças estratégicas.

Vladimir Putin, referiu que a tríade nuclear russa – mísseis intercontinentais, submarinos atómicos e bombardeiros estratégicos – permitem ultrapassar o escudo de defesa anti míssil dos Estados Unidos e “garantir a segurança da Rússia”.

Na prática, a Rússia pretende testar melhor este tipo de armamento. Os testes bem-sucedidos irão permitir à Rússia “melhorar significativamente o potencial de combate das tropas para responder adequadamente às ameaças esperadas contra o país”, refere o comandante das Forças de Mísseis Estratégicos.

Além do míssil intercontinental Boulava, a Rússia tem também o Sarmat (SS-X-30 Satan-2, segundo a NATO), capaz de transportar 10 a 15 ogivas nucleares guiadas individualmente.

Exit mobile version