Pplware

Rumor – Que novidades poderão aparecer na WWDC 2012

A Apple tem vindo a desenvolver um mercado sustentável e com fortes laços para o futuro. São produtos cuja continuidade se nota nos incrementos tecnológicos, nos ajustes de design das estruturas e nos sistemas que suportam todo o universo Apple.

Estamos a alguns dias de um dos maiores eventos que a Apple organiza, onde de há uns anos para cá são conhecidos conceitos que influenciam fortemente o mercado das tecnologias da computação e das comunicações. A WWDC 2012 é já no próximo dia 11 de Junho e espera-se que sejam apresentadas muitas novidades. São esses os rumores que estão a alimentar os canais que se dedicam às informações vindas de Cupertino. Vamos olhar para alguns desses rumores como possíveis lançamentos.

A Conferência Anual que a Apple promove para developers, a WWDC, está a aproximar-se rapidamente. O seu início é já no próximo dia 11 e dura até 15 de Junho. Começa pelas 10 horas da manhã, fuso horário do pacífico, 19 horas de Lisboa, e haverá a tradicional Keynote da Apple a abrir a conferência.

Este ano, segundo os rumores, estará em cima da mesa como hipótese o novo iPhone, o iOS 6, os novos modelos MacBook e, claro, o lançamento do OS X Mountain Lion.

Novo MacBook Pro 15″ com design AIR

 

Esta novidade está já referenciada há bastante tempo pelos engenheiros da Apple. A ideia será melhorar não só as especificações técnicas mas também melhorar o design da estrutura de alumínio, permitindo linhas mais modernas, à semelhança do que a Apple fez no segmento mobile, tornando o MacBook Pro mais fino, aproximando-o assim do fabuloso aspecto que o MacBook Air demonstra.

Recentemente o site 9to5 Mac fez um apanhado das tecnologias presentes no panorama actual da computação e sugeriu que o novo MacBook Pro de 15″ poderá já vir equipado com um novo ecrã Retina, novas portas USB 3.0 e uma estrutura com alguns ajustes, tornando o MacBook Pro mais fino e mais leve, no entanto poderoso com novos processadores Ivy Bridge e novas soluções gráficas.

Depois de o Retina Display ter sido apresentado no iPhone 4 e recentemente no iPad de 3ª geração, o rumor da chegada do Retina Display aos Macs está com mais força que nunca. Ao longo dos últimos meses têm havido diversos indícios disto, tal como o aparecimento de ícones do Mac OS X reformulados com maior resolução.

Muito recentemente apareceram indícios ainda mais fortes, já quase certezas, desta introdução do Retina Display nos Macs. Na própria Mac App Store da Apple começam a aparecer actualizações de aplicações com a indicação da introdução de “Retina Graphics”, tal como aconteceu e acontece na App Store para iOS quando as aplicações são actualizadas para Retina Display. Embora ainda não se saiba ao certo onde se irão ver os Retina Displays, se serão introduzidos no Macbook Air, no Pro, em ambos ou até se irá ser criado um novo segmento de Macbooks, mas é nesta altura mais que certo que o Retina Display está a chegar ao Mac!

Actualizações para quase toda a linha Mac

 

Na próxima segunda feira, segundo o mesmo site, a Apple irá apresentar novidades nos 4 dos 5 produtos Mac. O MacBook Air deverá receber ecrã retina, enquanto a versão PRO irá receber, entre outras novidades, os novos processadores Ivy Bridge, a terceira geração de processadores Intel Core com processo de fabrico de 22 nm e que também contam com os novos transístores Tri-gate “3-D” da Intel, e até o Mac Pro, o computador da Apple que há mais tempo não tem direito a actualização, se espera que seja actualizado.

Novo iOS 6

 

Aqui temos de seguir a tradição, no entanto já não é mais um rumor: a Apple, como podemos ver na imagem em cima, fez questão de deixar claro que o iOS 6 será apresentado.

É um processo já natural, todos os últimos anos assistimos neste mês de Junho ao lançamento de uma nova versão do iOS. Como se lembrarão, no ano passado foi uma das maiores alterações no iOS desde que este nasceu, pois foram introduzidas novidades como o Centro de Notificações, o iMessage, os Lembretes, a integração do Twitter, Air Play, o Quiosque, a partilha de fotos, o iCloud, o Game Center, o iniciar o iPhone sem necessidade de ligar o mesmo ao computador e muitas outras novidades que assentavam, por exemplo, no conceio OTA – “over-the-air”. E para apimentar as coisas, consta que muitas destas novidades estão já portadas para Mac OS X Mountain Lion. Uma das provas dessa aproximação está, por exemplo, na ferramenta Mensagens, ainda em estado beta.

Saíram já algumas novidades sobre o iOS 6, entre elas a nova ferramenta Mapas que dá um salto qualitativo na aplicação actual que a Apple integra e que é da responsabilidade da Google.

Fala-se também na integração do Siri no iPad e da integração do Facebook, à semelhança do que a Apple fez com o Twitter. Mas não acreditamos que a Apple se fique por aqui e deverão surgir algumas novas aplicações para reforçar o leque de ferramentas de alto recorte tecnológico apresentado anteriormente.

iOS e Mac OS cada vez mais próximos

Com o lançamento do Mac OS X Lion, na WWDC 2011, e mais recentemente com o anúncio e lançamento das versões betas do Mountain Lion, a próxima versão do Mac OS X, ficou clara uma tendência da Apple em aproximar em certos aspectos estes dois sistemas operativos. Funções introduzidas no Mountain Lion, como o iMessage, Notification Center, Game Center, AirPlay Mirroring, entre outras, são prova disso mesmo.

Nas mais recentes versões beta do Mountain Lion assistiu-se à introdução de ainda mais funções, e é bastante provável que vejamos acontecer o contrário: as características que foram introduzidas no Mac OS serem trazidas para o iOS.

Exemplos dessas características são: Email prioritário (VIP), uma forma de rapidamente ligar ou desligar as notificações e alertas, e iCloud Tabs, uma função que recorre ao iCloud para sincronizar os separadores do Safari entre todos os dispositivos (Macs e iDevices).

E por falar em iCloud…

Novidades e novas funções no iCloud

O iCloud, lançado juntamente com o iOS 5 no ano passado, é algo que simplesmente funciona, bem ao estilo da Apple. No entanto ainda terá bastante espaço de manobra para se expandir, ganhar mais funções e características que beneficiem os utilizadores de produtos Apple.

Nos últimos tempos têm havido diversos indicativos que também o iCloud terá surpresas em breve. Espera-se que o site do iCloud sofra alterações, incluindo as aplicações Notas e Lembretes, e possivelmente introduzindo notificações. Fala-se também no aumento das possibilidades do Photo Streaming, permitindo a partilha das fotos directamente do Photo Streaming, e também na introdução de uma sincronização de vídeos entre o iOS e o Mac OS, basicamente um Photo Streaming para vídeos (ou Vídeo Streaming).

Há ainda algo sobre o qual pouco ou nada se fala, mas que é bastante pertinente. Embora o iCloud seja um serviço Cloud que funciona bastante bem, tem uma falha: não tem uma ferramenta de sincronização de ficheiros como o Dropbox, Skydrive ou Google Drive. É certo que todos estes serviços já fazem bem o seu trabalho, e podem ser utilizados no ecossistema Apple, mas visto que o iDisk do MobileMe, que fazia este serviço, vai desaparecer dentro de dias, não estará a Apple a fazer planos para um substituto do iDisk, e concorrente dos demais serviços de Cloud Storage?

Novo “iOS TV”

 

Neste campo a especulação é ainda maior. A Apple, segundo os entendidos, deverá lançar uma nova vertente do iOS agora destinada a gerir o seu hardware iTV que estará para sair após o verão. Fará uma versão melhorada e musculada do que tem na actual Apple TV, onde a abertura será maior a formatos espalhados pelo mundo e terá suporte aos serviços conhecidos do seu universo, como Air Play, iCloud, Siri e OTA.

Este será o mote para convidar os developers a criar novos conteúdos, novas aplicações onde, como sabemos, poderão ser vendidas na App Store. Será um novo segmento de venda de aplicações. Chamar-se-á iTV Store?!

Não haverá Novo iPhone

 

Este foi o mês da grande apresentação dos últimos anos, a apresentação do iPhone, esta bela máquina que mudou completamente o centro de gravidade do segmento smartphone e mesmo o conceito de lojas de aplicações. Foi no mês de Junho que a Apple lançou o que é hoje um dos mais vendidos smartphones de todos os tempos, o iPhone 4 que ganhou uma evolução em Outubro passado, o iPhone 4 S. Aí estará a questão fulcral, ainda é cedo para um novo iPhone.

Agora, não tenhamos dúvidas que o Siri será uma estrela deste evento, certamente haverá aqui uma forte componente que ligue uma evolução do Siri ao iPhone e com isso haja motivo para “lembrar” também o iPhone nesta conferência.

Outras novidades

Certamente veremos mais novidades, provavelmente ouviremos Tim Cook a falar no fabuloso espaço projectado por Steve Jobs, o Apple Campus, podem ver planta aqui e aqui. No campo da imaginação, poderá o iPod Nano ganhar, por exemplo, novas funções de GPS e com isso alargar o seu nível de utilidade? Já por várias vezes referi que o sistema de geo-referenciação dos equipamentos da Apple poderia ser motivo para a Apple criar um iPod Nano com essa tecnologia o que seria um dispositivo parental super eficaz, não sei se o Tim me ouviu, mas deixo esta dica, pode ser que vá a tempo.

Ainda a nível de software, o núcleo central desta conferência da Apple, especula-se também acerca de uma renovação da App Store, que embora tenha vindo sempre a ter ligeiras modificações, nunca teve direito a uma grande actualização, com cara nova. Nessa possível actualização poderá estar implicada a integração do facebook, trazendo o sistema de likes desta rede social para as próprias Apps da App Store.

Por último, e para não deixarmos nenhum pormenor de fora deste resumo, há ainda leves rumores da introdução de uma nova aplicação da Apple, como aconteceu com os Reminders, por exemplo. Desta vez pensa-se que a Apple poderá estar a preparar uma aplicação chamada Organize. Embora não existam praticamente detalhes nenhuns sobre isto, essa possível aplicação seria como uma carteira, ou seja, replicaria a nossa comum carteira (ou até bolso das calças) onde guardamos cartões, recibos, cupões, notas, e o mais variado tipo de informação. Estaria obviamente sincronizado entre iDevices e Macs, via iCloud, e faria uso intensivo da câmara fotográfica e respectivo software de scan.

Vamos seguir atentamente este evento, como aliás sempre o fazemos e garantir que todas as novidades sejam apresentadas aos nossos visitantes em primeira mão.

Exit mobile version