Um jovem técnico de 21 anos morreu depois de ser sido atingido por um robô na fábrica da Volkswagem em Kassel, na Alemanha.
Segundo as informações do jornal Financial Times, o acidente aconteceu enquanto dois funcionários da linha de montagem trabalhavam na instalação da máquina.
As informações prestadas pela Volkswagen, dão conta que o técnico entrou na estrutura de protecção onde o robô opera e este agarrou-o e esmagou-o contra uma placa de metal. O jovem foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O segundo funcionário, que estava fora da gaiola, saiu ileso do acidente.
A empresa alemã referiu também que o robô não apresenta qualquer problema técnico, dando a entender que o acidente, ainda em investigação, terá acontecido por falha humana.
Este robô faz parte do parque antigo dos equipamentos utilizados pela empresa nas linhas de montagem autónomas. Existe já uma nova geração de robôs-assistentes, estes trabalham lado a lado com seres humanos e até à data não há notícias de acidentes graves com máquinas de gerações mais recentes e mais inteligentes.
Os novos robôs estão equipados com sistemas de segurança que evitam choques directos com os seres humanos. Contudo, este acontecimento vem alimentar o debate sobre a automatização nas empresas e a componente robótica que tem sido a aposta desta indústria em particular.
Serão os robôs suficientemente inteligentes para não cometer erros capazes de causar ferimentos em humanos?