Pplware

Portugal: Robô cirúrgico de 2 milhões oferecido ao Hospital Curry Cabral

A robótica é uma das áreas tecnológicas em grande expansão. Além das tarefas rotineiras, os robôs, com processos de automatização, podem também ser mais precisos que o ser humano.

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central recebeu recentemente o primeiro equipamento de cirurgia robótica.


Robô cirúrgico será utilizado essencialmente em doenças oncológicas

Realizou-se hoje de manhã a cerimónia oficial de entrega de um robô cirúrgico de 2 milhões ao Hospital Curry Cabral. A oferta foi feita pelo Imamat Ismaili, entidade liderada pelo príncipe Aga Khan. Este equipamento que já se encontra em atividade e a formar cirurgiões desde junho de 2019.

Em declarações aos jornalistas, à saída do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que “o Serviço Nacional de Saúde (SNS), além de preocupado permanentemente com o ir ao encontro das necessidades, que mudam e são crescentemente exigentes numa sociedade que muda, também tem de dar saltos do ponto de vista da qualidade científica e tecnológica”.

Através de técnicas minimamente invasivas, este robô consegue alcançar com grande rigor zonas do organismo de difícil acesso. Garças à robótica aumenta-se a precisão cirúrgica e reduz-se as perdas de sangue e o risco de dano anatómico involuntário.

O robô é utilizado especialmente no tratamento cirúrgico de doenças oncológicas. Destina-se especialmente a intervenções no âmbito do carcinoma da próstata, carcinoma do reto, tumores hepáticos e pancreáticos, e aplicando-se também na cirurgia da obesidade, segundo revela o Jornal Médico.

Exit mobile version