Pplware

Responsável de design do Android diz que “o mobile está morto”

As pessoas já inseriram no seu léxico alguns termos que evidenciam rotinas e métodos intimamente ligados à tecnologia. O “Wi-Fi”, ou o “smartphone” são hoje palavras que não “assustam”, é o mundo mobile que envolve miúdos a graúdos. Contudo, mesmo sendo um mundo relativamente novo, há quem diga que o conceito afinal está “morto”.

Numa conferência de design, o director da Google, responsável pelo design do Android, Matias Duarte, afirmou que mobile, como um conceito, morreu!

Na Accel Design Conference, uma conferência de design que se realizou em São Francisco, Matias Duarte afirmou que “o mobile está morto”. Claro que vindo de um responsável intimamente ligado a um dos maiores sistemas operativos “mobile” da actualidade, a afirmação pode “soar” um pouco estranho, mas Duarte explica claramente a sua opinião. “Como conceito, o mobile está morto. É apenas um ecrã. Mobile era uma distinção quando existiam restrições técnicas, quando existiam restrições na largura de banda, quando havia restrição de processamento, quando era tudo em ecrãs pequenos“, refere o designer da Google.

Iniciada no tema design, a conversa fluiu para uma observação actual, mas também futurista, da usabilidade que um smartphone proporciona a partir dos grandes ecrãs. Os designers são desafiados, a cada novo utilizador, por esta filosofia, que já endémica, centrada em torno do “ecrã” dentro de um smartphone.

Isto porque, e referindo ainda as palavras do designer, os conteúdos para o utilizador, por mais variados que sejam, têm de funcionar quer num ecrã pequeno, quer num grande ecrã, e é esse o principal desafio.

“Se quer centrar-se no utilizador, é necessário entender como ele muda do ecrã do computador que ele utiliza durante o trabalho, para o ecrã do smartphone, para o ecrã que está dentro do seu carro ou de um restaurante”, referiu Matias Duarte. “Não é mais possível pensar num serviço que esteja disponível apenas para o desktop, eles precisam responder aos outro ecrã”.

Matias Duarte mostra o que poderá ser o Google Moto 360.

Ainda durante a Accel Design Conference, o director da Google também comentou sobre o desenvolvimento do Android Wear, sistema operativo direccionado para tecnologias “de vestir”, como os relógios e pulseiras inteligentes. Matias Duarte não adiantou grandes novidades, nem referiu se esses dispositivos teriam alguma versão fabricada pela própria Google, tal como acontece com o Google Glass.

À pergunta se estava a usar o novo Smartwatch da Google, Duarte respondeu que sim e exibiu rapidamente um modelo, provavelmente um Moto 360, da Motorola. Poderá também ser um outro aparelho device produzido pela própria Google, algo que ao estar já em “testes” por responsáveis da Google, poderá dizer-nos que em breve teremos novidades nesse segmento.

Vários outros assuntos foram abordados e com um interesse muito especial, tendo em conta que Matias Duarte é um alto responsável da Google, para o design Android e as suas opiniões reflectirão as ideologias já em prática e que em breve estarão no mercado.

Exit mobile version