Pplware

Recriação do Big Bang pelo CERN

O CERN, a Organização Europeia de Investivação Nuclear, é a maior no mundo. E hoje está a preparar-se para recriar o Big Bang que foi a criação de todo o Universo.

Para isso, o CERN, concebeu um complexo tecnológico que demorou mais de 12 anos a construir, com ao objectivo fulcral de provocar a colisão de feixes de protões à velocidade da luz. Esta colisão será realizada no interior do LHC, ou Large Hadron Collider, um anel de 27 km de circunferência, refrigerado a 271,4º negativos, construído a 100m de profundidade, na fronteira franco-suiça, perto de Genebra.

Esta colisão, será controlada pelos laboratórios da CERN, e pelos detectores CMS, LHCb, ATLAS e ALICE.

Será o Apocalipse da era moderna?

Na verdade este projecto não é consensual. Há quem queira ver este evento interrompido, pois a velocidade a que os protões estão submetidos, pode fazer com que esta colisão forme um buraco negro que ocasione o fim do mundo ou, quem sabe, a criação de um novo Universo.

Pode ser acompanhado em directo pelo seguinte Stream ou Twitter.

Por aqui vamos estando a par dos acontecimentos mais significativos.

15:42: O Stream da CERN está agora a repetir os acontecimentos desta manhã, e eu termino aqui o acompanhamento desta grande feito histórico.

15:18: Vídeo disponível da Colisão aqui. O CMS disponibilizou uma declaração oficial, sobre o evento, em vários idiomas.

15:11: Podem também acompanhar o estado, ilustrado, da Colisão, aqui.

14:41: Abre-se Champagne nos Laboratórios da CERN, pela experiência. Dia 30 de Março de 2010, será uma data que ficará na História da Ciência.

13:48: Esta está a ser uma Experiência memorável que irá ficar na História, marcada por milhares de eventos assistidos em todo o mundo. Já há mais de uma hora que as partículas estão estáveis e em colisão.

13:18: O Laboratório CMS disponibiliza e-comentários aqui, com fotos fenomenais.

12:52: Sai primeiro Comunicado de Imprensa, que pode ser lido aqui.

12:35: Fotos do interior do LHC, que mostram a colisão de partículas

12:17: Vejam também as fotos, actualizadas, dos laboratórios do CERN, ATLAS e CMS.

12:12: Toda a equipa do CERN está muito satisfeita com os resultados até agora. Foi a primeira vez na História que algo assim se fez em Laboratório. E até agora está a ter sucesso e a bater recordes de velocidade.

11:59: Colapso de partículas. As pessoas aplaudem. Faz-se a estabilização das partículas.

11:45: LHC com novo record de 3,5 Tev (Tera Eletron-Volt) por segundo. A colisão está preparada, as partículas estão a ser preparadas.

11.20: Uma nova injecção de protões foi feita, parece que está tudo bem desta vez. Todas as luzes estão verdes, o que significa que está tudo ligado.

O acelerador de partículas já sofreu dois contratempos. O 1º foi devido a uma falha eléctrica, onde tiveram que reiniciar todo o sistema, o 2º foi devido a duas partículas que não se encontravam em bom estado, e tivera que ser substituídas, submetendo-se, assim a uma nova injecção de protões.

Exit mobile version