Pplware

Receitas médicas em papel desaparecem em Agosto

Num esforço que temos visto acontecer por parte do governo, todos os serviços estão a ser actualizados para os mais avançados sistemas de informação da actualidade, isto é o mesmo que dizer que a máquina do sector público está a ser totalmente informatizada.

Num passo enorme, já a partir do mês de Agosto, as receitas tradicionais em papel, que o seu médico lhe passa, vão desaparecer. Agora as prescrições de medicamentos vão passar a ser indexadas ao Cartão do Cidadão.

A medida, segundo o governo, será uma forma eficaz de combate à fraude. Assim, as receitas médicas em papel estão já em ficheiros electrónicos, estes são guardados nas bases de dados dos nos servidores do SNS. Agora, com esta medida, as receitas serão “indexados” ao Cartão de Cidadão.

Esta medida, segundo avançou a SIC, terá já o suporte das farmácias portuguesas, que terão um leitor apropriado para ler o Cartão de Cidadão, na área destinada à prescrição dos medicamentos ao utente, lembramos que há outros dados dentro do cartão que devem permanecer privados, somente de acesso do próprio cidadão.

Esta medida, contudo, terá como sempre alguns constrangimentos do ponto de vista técnico, isto porque vários centros de saúde e hospitais ainda não têm o sistema para ler o Cartão de Cidadão e, por outro lado, há utentes que ainda não possuem o Cartão de Cidadão, tendo apenas o Bilhete de Identidade antigo.

Embora se conheça o início desta iniciativa, ainda não foi definido o fim definitivo das receitas em papel.

Exit mobile version