A utilização de radares de velocidade por parte das entidades policiais continua a ser uma prática comum. O objetivo é garantir a segurança rodoviária, punindo os infratores.
Em Portugal a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) é responsável pela aprovação dos equipamentos que podem ser usados em controlo e fiscalização do trânsito. Saiba quais os radares aprovados para funcionar em Portugal.
A ANSR é responsável pela avaliação das características técnicas e operacionais dos equipamentos usados para controlo e fiscalização do trânsito pelas entidades fiscalizadoras. Esta entidade tem também autonomia para aprovar ou não o uso de equipamento depois das avaliações realizadas.
Lista de Radares de Velocidade
No seu site, a ANSR disponibiliza informação sobre quais os equipamentos de fiscalização de trânsito que se encontram atualmente aprovados. Neste documento, é possível a marca e modelo dos seguintes equipamentos aprovados:
- Alcoolímetros
- Balanças e instrumentos de pesagem
- Bloqueadores
- Câmara de Captura de matrícula
- Cinemómetros / radares
- Equipamento de vídeo para controlo de velocidade
- Parquímetros / Parcómetros
- Sonómetros
- Testes de Rastreio da Saliva
- Via Verde
Em Portugal são usados dois tipos de radares, os fixos e móveis. No caso dos radares móveis, destaque para o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO). Este sistema teve a sua estreia em julho de 2016 e desde essa altura que estão a ser instalados e colocados em funcionamento novos radares de velocidade. Apesar de todos os alertas e até indicação dos locais onde foram instalados, os condutores continuam a “ser apanhados” em excesso de velocidade.
Leia também…