Pplware

Quer usar uma VPN? Veja como em apenas 5 passos

Continuando com o tema “ocultação da identidade na internet” hoje o nosso tutorial é sobre como usar uma VPN. É verdade que o termo VPN é bastante conhecido de todos mas a questão que se coloca é: Afinal como se usa uma VPN?

Para este pequeno tutorial vamos aprender a usar uma VPN recorrendo ao popular OpenVPN.


O que é uma VPN?

Uma VPN é:

Quando um utilizador estabelece uma ligação VPN é criado um canal de comunicação seguro, usando técnicas de criptografia e autenticação, permitindo assim a troca confiável de dados sobre redes públicas (por exemplo, um vendedor estando ligado à Internet, pode estabelecer uma VPN para a empresa e assim aceder ao sistema interno de stocks/encomendas, como se estivesse fisicamente ligado a rede local da empresa, para consultar ou registar algum tipo de informação de uma forma segura).


Qual a diferença entre um Proxy e uma VPN?

As VPNs permitem também interligar redes privadas. Imagine por exemplo que tem uma empresa em Lisboa e uma filial no Porto e pretende constituir uma única rede privada (Lisboa+Porto) sem contratar circuitos dedicados. Além da redução de custos, fiabilidade e estabilidade, a utilização de VPN (Site-to-Site) neste cenário irá permitir o acesso remoto em segurança entre máquinas da empresa e Filial e vice-versa.

Para que serve o OpenVPN?

O OpenVPN é um software multi-plataforma que permite a criação de uma VPN entre várias máquinas com sistemas operativos diferentes. O utilizador pode criar o seu próprio servidor de VPNs ou simplesmente usar serviços já existentes.

Para este tutorial vamos usar o serviço de VPNs gratuito VPNBook.

Usar uma VPN gratuita do serviço VPNBook

Para usar uma VPN gratuita do serviço VPNBook devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) – Obter o ficheiro de configuração para o cliente OpenVPN (neste caso não vamos necessitar da versão servidor porque vamos usar um serviço terceiros).

Passo 2) Descompactem o ficheiro que foi obtido no passo anterior

Passo 3) Vamos agora obter o cliente de OpenVPN. No nosso caso estamos a usar o sistema operativo macOS e nesse sentido vamos usar o Tunnelblick

Passo 4) Depois de instalado o Tunnelblick vamos arrastar a configuração do OpenVPN para a interface de configuração do cliente.

Passo 5) Depois basta carregar em ligar. São solicitadas as credenciais de ligação que estão disponíveis na página onde obtiveram o ficheiro de configuração (Ver Passo 1).

Depois de estabelecida a ligação com sucesso, basta usarmos o site DNSLeak(ou outro idêntico) para saber qual a nossa identidade na internet.

Estando nós a experimentar de Portugal, verifiquem que estamos com um endereço IP (a nossa identidade) associado à França.

E basicamente é isto! Para usar não se esqueçam que precisam de fazer simplesmente download das configurações do OpenVPN, do cliente OpenVPN para o vosso sistema operativo e depois ligar! Alguma dúvida ou questão, deixem nos comentários. Se quiserem usar este tutorial em outros sistemas operativos, podem ver aqui as configurações.

 

Leia também…

Exit mobile version