É verdade que no segmento dos sistemas operativos para Desktop o Windows é sem dúvida o mais popular e o mais usado em todo o mundo. Segue-se o OSX da Apple e depois o GNU/Linux com especial destaque para o Ubuntu e Debian.
Mas para quem procura um SO que garante segurança então deve conhecer o Qubes OS.
A maioria dos utilizadores usam sistemas operativos como o Windows ou OSX nas suas máquinas. A popularidade destes sistemas deve-se ao facto de serem simples de usar, oferecendo a melhor interface e ferramentas. Mas ao nível da segurança, será que são mesmo seguros?
O Qubes OS “Security by Isolation” é um sistema operativo desenvolvido com o objectivo de garantir a melhor segurança ao utilizador. Para isso este sistema isola os processos dentro de máquinas virtuais com diferentes permissões.
Na prática as aplicações podem ser configuradas para serem executadas dentro de diferentes “domínios de segurança”, definidos pelo utilizador e aos quais são dados o nome de AppVMs. Por exemplo, com o Qubes OS o utilizador pode executar instâncias separadas do mesmo browser com domínios de segurança diferentes (ex. domínio pessoal, domínio trabalho, domínio bancário, etc).
O Qubes OS tem na sua base o XEN (como sistema de virtualização), X Window System e o kernel Linux. Através do Qubes VM Manager é possível gerir facilmente todas as AppVMs.
Brevemente iremos ensinar a instalar a nova versão do Qubes OS que foi lançada recentemente e mostrar como funciona o sistema.