A Direção-Geral da Saúde (DGS), a Serviços Partilhados dos Ministérios da Saúde (SPMS) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) lançou recentemente uma campanha sob o tema “Quando ligar SNS 24 ou INEM”. O objetivo é sensibilizar os cidadãos para uma correta utilização das linhas “808 24 24 24” e “112”.
A Linha SNS 24 atendeu, em 2022, mais de nove milhões de chamadas, o maior número de atendimentos de sempre.
Devemos ligar SNS24 ou 112? Conheça quando usar cada dos números…
Em caso de dor ligeira ou moderada, febre, alteração da pressão arterial, comichão, tosse persistente, choro persistente da criança, diarreia ou náuseas, ou outra situação não emergente, o utente deve entrar em contacto com o SNS 24 através do número 808 24 24 24 para receber o aconselhamento adequado.
Já quando se trate de um acidente com feridos, uma suspeita de AVC, dor no peito, engasgamento, dificuldade em respirar, alteração do estado de consciência, queimaduras graves ou em zonas sensíveis, hemorragias abundantes ou incontroláveis, o utente deve ligar 112 – Número Europeu de Emergência.
Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM receberam, em 2022, mais de 1.5 milhões de chamadas, o número mais elevado desde que há registo.
Destas chamadas atendidas nos CODU do INEM, mais de 103.000 foram transferidas para o SNS 24, o que representa uma média de 280 chamadas por dia que foram consideradas não urgentes e um aumento de 10% face a 2021.