Pplware

Qual a razão de ter variado o acerto no IRS? Veja as simulações

IRS significa Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. É o imposto que o Estado português cobra sobre os rendimentos obtidos pelas pessoas (trabalho, pensões, rendas, investimentos, etc.). Saiba porque pode variar o acerto no IRS.


O acerto no IRS é o resultado final da sua declaração de rendimentos (IRS – Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares), feita anualmente em Portugal.

É o ajuste entre o que já se pagou ao longo do ano (através de retenções na fonte, por exemplo) e o que realmente deve pagar ao Estado com base nos rendimentos e despesas.

O acerto de IRS é influenciado por diversos fatores como a evolução dos rendimentos, a situação pessoal e familiar, o montante das despesas dedutíveis à coleta e os montantes retidos na fonte.

As taxas de retenção na fonte aplicadas a partir de setembro de 2024 foram mais baixas, refletindo a redução do IRS e devolvendo aos contribuintes o excesso das retenções pagas até agosto de 2024 sobre salários e pensões.

IRS: Veja as simulações

Todos os anos, os cidadãos que recebem rendimentos devem entregar a declaração de IRS (normalmente entre 1 de abril e 30 de junho), indicando quanto ganharam e que despesas tiveram que podem ser deduzidas (como saúde, educação, habitação, etc.). Saiba melhor o que é o IRS e o reembolso aqui. Já submeteu a sua declaração de IRS? Leia este artigo

Exit mobile version