Pplware

Quais as condições de fabrico de um iPad ou iPhone?

São muitas as vozes que se erguem contra as condições de trabalho na Foxconn, a maior unidade de produção de gadgets Apple situada na China. Depois de nova ameaça de suicídio colectivo entre os milhares de trabalhadores da gigante chinesa, a Apple voltou a encetar esforços conjuntos para controlar o que aparenta ser um abuso constante dos direitos humanos.

Na verdade a empresa chinesa produz componentes para as grandes empresas do mundo da tecnologia, a Apple será o seu maior cliente e o vídeo que a cadeia de televisão americana, ABC, apresenta é esclarecedor sobre as condições de trabalho e tudo o que envolve a produção dos mais apetecidos gadgets da actualidade.

São números bem claros, ano passado a Apple vendeu mais de 93 milhões de iPhones e mais de 40 milhões de iPads. Como é referido no vídeo e é sabido, a Apple só não vendeu mais porque não há capacidade de produzir mais.

A empresa convidou o canal norte americano para fazer uma visita às instalações e observar as condições dos trabalhadores. Esta visita foi preparada e podemos ver todo o cuidado que existia em seguir de perto os repórteres e explicar o que tem sido alvo de critica na imprensa americana. Há claramente uma vertente de propaganda, mas na verdade é uma empresa gigante num país onde as grandes marcas mundiais “produzem” os seus produtos. Há dados interessantes que são postos a nu no vídeo.

A questão que se coloca é se noutro qualquer país, existiriam condições para produzir em massa como acontece na China. Isto é pertinente pois desta produção depende o maior mercado mundial que tem sido o garante financeiro e a estabilidade dos mercados. [via]

Afinal… estamos a falar numa empresa que abastece marcas como Acer, Amazon, Apple, Cisco, Dell, Gateway, Hewlett-Packard, Intel, Microsoft, Motorola, Nintendo, Nokia, Samsung, Sony, SonyEricsson, Toshiba e Vizio.

Exit mobile version