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Publicidade no Facebook rende +1790% no iOS que no Android

A maior fatia de lucros nas redes sociais passa pela venda estratégica de publicidade, destinada a bombardear pelos utilizadores do serviço “gratuito” que a consomem quase inconscientemente. As aplicações móveis dessas redes são também um meio fortíssimo mas o retorno difere drasticamente entre os dois maiores sistemas operativos móveis, o Android e o iOS.

Um estudo recente revela que a publicidade que surge em equipamentos móveis da Apple, com o sistema operativo iOS, dá 1790% mais retorno do investimento do que a publicidade no Android.

O estudo foi levado a cabo pela empresa Nanigans, uma das maiores compradoras de publicidade no Facebook, onde foram considerados mais de 200 mil milhões de anúncios publicitários para obter os resultados deste estudo.

Ainda pior que a grande disparidade nos valores de rendimento, concluiu-se que investir em publicidade no Android dá prejuízo, onde em média os custos são superiores ao retorno obtido por essa via.

Retorno por clique no Facebook Mobile, por sistema operativo.

Concretamente, colocar publicidade no iOS dá ao investidor 162% mais dinheiro do que aquele que foi investido, já no Android o retorno é 10% inferior ao investimento.

Não restam dúvida que o mercado de dispositivos móveis é uma grande oportunidade para os comerciantes investirem, mas esse investimento é definitivamente superior no iOS.

A empresa Nanigans, a obter estes resultados, revelou ter ficado bastante reticente quanto à publicação destes dados pois não haviam dúvidas que iria ser criada bastante controvérsia. No entanto, são estes os dados estatísticos que a empresa tem e assim decidiu trazê-los a público.

Retorno do investimento no Facebook Mobile, por sistema operativo.

Mas porque razão acontece este facto? O estudo não revela informação concreta quanto a isto, mas se pensarmos no outro lado da questão, afinal a publicidade é “uma praga” que o utilizador procura evitar ao máximo. O Android é o sistema operativo móvel mais utilizado a nível mundial, com uma vantagem considerável perante o iOS, mas não é por isso que os seus utilizadores interagem mais com a publicidade.

Há várias questões que se podem levantar:

Outras questões se poderiam colocar mas não creio que haja uma resposta concreta para nenhuma delas. Podem, contudo, ser consideradas várias teorias que expliquem o porque disto acontecer! Afinal, a conclusão deste estudo é algo mau ou algo bom para o sistema operativo Android?! Eventualmente será mau para os investidores em publicidade, mas para os utilizadores Android será bom saber que neles a publicidade tem um impacto consideravelmente menor, tendo em conta o verdadeiro conceito de publicidade. [via nanigans]

Porque razão será a publicidade mais rentável no iOS?

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