Pplware

Publicidade ao “iLost” da Motorola com endereço falso…

…para ridicularizar Mapas do iOS 6.

Que os mapas da Apple têm alguns problemas, isso já o sabemos, mas o que muita gente desconhece são os problemas existentes também nos mapas da Google. Nada é perfeito e quando o assunto são posições GPS… todos sabemos que a margem de erro existe e em muitos casos, é bem grande.

Mas o que está em causa nesta notícia é a pretensa “armadilha” que o departamento de mobilidade da Motorola, empresa propriedade da Google, tentou fazer para super valorizar o seu serviço “iLost” e, simultaneamente, ridicularizar o Mapas da Apple.

O departamento de mobilidade da Motorola, pertencente à Google, foi à procura de um endereço/local que não existe realmente, num esforço apontar de forma artificial os problemas nos novos mapas do iOS 6 da Apple.

Numa jogada de marketing, tal como a Nokia fez com a sua mágica câmara dos Lumia 920, onde promovia características existentes no seu novo modelo com Windows Phone 8, a Motorola criou um anúncio para promover o Droid da Motorola RAZR M onde este é retratado como sendo capaz de localizar um endereço que o Mapas do iOS 6 indica como local errado.

“Looking for 315 E 15th in Manhattan?” Motorola Mobility posed on its Google+ site. “Google Maps on DROID RAZR M will get you there & not #iLost in Brooklyn.”

Bom, segundo parece a morada 315 E 15th Street não é um endereço de Manhattan, nesse local está sim um parque público, onde não existe qualquer bloco habitacional, logo, não tem um número de porta válido. De facto esse local não fornece nenhum número de porta, mas ninguém que aplaudiu este “truque de cartola” da Motorola… deu por ela!

Então, por que alguém iria realmente ir “à procura de 315 15 E”, em Nova York?

A única razão plausível seria para localizar um endereço real que existe em Brooklyn (que também faz parte da cidade de Nova York), numa área onde existe uma série de ruas numeradas entre East 11th e E 16th.

O que foi, aparentemente, outrora uma zona habitacional de 300 blocos da East 15th Street é agora denominado como Marlborough Road. A cinco quarteirões de distância, Marlborough Road termina e dá lugar à E 15th Street, onde os números polícia começam no bloco 800. Então a app Mapas da Apple aponta esse lugar quando alguém procura por E 15th Street, o que não é de todo absurdo como o anúncio da Google aponta.

Se procurarmos um endereço real em Manhattan, digamos 318 E 15th, o prédio em frente ao endereço fictício do Google no parque, o Mapas da Apple aponta-o perfeitamente (imagem em baixo).

Se não tivermos a certeza do endereço, mas se soubermos que é uma morada em Manhattan, naturalmente iremos entrar no bairro correcto em vez de procurar por toda a cidade de Nova York, especialmente se estivermos a procurar um endereço real válido em Brooklyn. Mas de insistirmos em encontrar um endereço que não existe realmente em Manhattan, a Apple irá localizá-lo, com ou sem imagens de satélite, conforme podemos ver nas imagens em baixo.

 

E se digitarmos um endereço que realmente poderia existir em vários lugares em Nova York, o Mapas do iOS 6 irá oferecer-nos um leque de potenciais locais, como podemos ver na imagem em baixo. Agora se mandarmos a app procurar uma morada que não existe, bom, nesse caso estamos perdidos e não podemos culpar a Apple, nem a Google que deveria fazer tal coisa.

A Google deveria mesmo procurar problemas dentro da sua aplicação, em invés de o tentar fazer na aplicação da Apple, pois também existem incongruência e erros de localização na app de mapas da Google. Este endereço, numa zona rural de Viena de Austria, nem aparece nos mapas da Google, como podemos ver na imagem em baixo, mesmo diminuindo o zoom:

No mapas da Apple, mesmo a preto e branco, esta morada está presente. [via]

Existem imensos casos que a Google deveria-se preocupar, dentro da sua app madura e com um arsenal de centenas de developers, app que gera milhões em publicidade cobrada a quem pretende ser apontado comercialmente nos mapas. Existe uma fome desenfreada por parte da Google para “aniquilar” uma solução que retirou à Google a possibilidade de ganhar milhões de dólares dentro do iOS 6 e nesta coisa dos números… parece que vale quase tudo.

Estará a Google a promover uma guerra aos mapas da Apple usando as suas subsidiárias?

Exit mobile version