De acordo com um comunicado enviado pela PSP, esta quarta-feira foi detido um indivíduo que se dedicava à aquisição e venda das armas. Além do “vendedor”, foram também constituídos arguidos dez compradores. Esta operação teve quatro meses de investigação.
Armas na Internet
Numa ação inserida numa investigação relacionada com o tráfico e mediação de armas efetuada através de venda online em diversos pontos do território nacional, a PSP deu hoje a conhecer que conseguir travar um esquema de venda ilegal de armas pela internet.
De acordo com o comunicado…
A investigação foi complexa, de pesquisa, análise e produção de informação policial relacionada existência de uma plataforma digital que promovia a venda online de bastões extensíveis e aerossóis de defesa classificados como armas de classe A, crime previsto no Artigo 87 n.º 1 da Lei das Armas (Lei n.º 5/2006 de 23 de Fevereiro).
Operação Enforce
As ações operacionais levadas a cabo nesta operação visaram “o cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito e de 32 mandados de busca e apreensão”.
A operação terminou com “a detenção do indivíduo que se dedicava à aquisição e venda das armas, a constituição de arguido de 10 suspeitos por adquirirem armas proibidas”, bem como a apreensão de um autêntico arsenal, que o comunicado discrimina:
- 26 Bastões extensíveis;
- 60 Aerossóis de defesa;
- 8 Petardos;
- 2 Artefactos pirotécnicos;
- 1 Saco com 15 gr de pólvora;
- 59 Munições vários calibres;
- 2 matracas;
- 15 cm rastilho;
- 1 Arma fogo dissimulada em forma de caneta;
- 90 Munições calibre .22;
- 1 Faca borboleta;
- Diverso equipamento informático e de telecomunicações.
Segundo a própria PSP, esta operação “foi desenvolvida em coordenação com o Departamento de Investigação Criminal da Direção Nacional da PSP, dos Comandos territoriais da PSP de Lisboa, Santarém, Aveiro, Leiria, Castelo Branco, Setúbal, Beja, Viseu e Faro, da Polícia Judiciária Militar e da Guarda Nacional Republicana.