As trotinetes chegaram em força a Portugal. É verdade que este tipo de meio de transporte ainda não se encontra, pelo menos, em todas as capitais de distrito de Portugal, mas nos grandes centros facilmente se percebe a popularidade.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deu a conhecer um relatório que indica que foram registados, em território nacional, mais de 550 acidentes com trotinetes.
Relatório da PSP revela que acidentes com trotinetes estão a aumentar…
Um relatório agora publicado pela PSP, revela que foram registados 550 acidentes com trotinetes nos últimos cinco anos. A PSP contabilizou 441 feridos ligeiros e 13 graves, sendo que os números estão em crescimento desde 2018. Os dados da PSP revelam que aconteceram 29 acidentes em 2018; 169 em 2019; 97 em 2020; e 290 em 2021.
Em 2020 o número de acidentes com trotinetes foi menor, devido às restrições de circulação por causa da pandemia.
Associado à instalação de radares em Lisboa, Fernando Nunes da Silva, antigo vereador do pelouro da Mobilidade e transportes na Câmara Municipal de Lisboa (CML), referiu que…
Acho uma graça enorme quererem reduzir a velocidade dos automóveis que têm capacidade de travagem – hoje a tecnologia permite maior rapidez e eficácia na travagem – e depois permitem andar em bicicletas a 25 quilómetros por hora, sem qualquer proteção. E ainda por cima em passeios. O carro pode andar a 30 ou 50 quilómetros por hora, mas tem a sua faixa de rodagem, está separado e tem capacidade de travagem muitíssimo maior
Em declarações à agência Lusa, Rosa Pita, vice-presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, avançou que estes números não refletem a realidade, na medida em que a maioria ocorre sem colisão com outros veículos e por isso muitos não chegam à PSP. “[As trotinetes] não necessitam de matrícula nem de seguro que cubra os eventuais riscos resultantes da sua utilização na via pública, nem a sua condução exige habilitação legal, mas os condutores estão sujeitos às regras de trânsito, o que implica que têm de conhecer o código da estrada”, adiantou o Ministério da Administração Interna em resposta à Lusa.
Há também a ter em conta a condução de trotinetes por condutores que estão sob efeito de álcool. Entre o início de 2021 e o dia 15 de novembro, a PSP deteve 21 pessoas por condução de trotinetes com taxa de alcoolemia igual ou superior a 1,2 gramas/litro, um número mais de três vezes superior ao de 2020.