Pplware

Vahana – Protótipo de carro voador autónomo da Airbus

A Airbus, empresa francesa com sede em Toulouse, conhecida por ser líder mundial no fabrico de aviões comerciais, no desenvolvimento de programas espaciais e na produção de helicópteros para uso civil, poderá estar prestes a apresentar o primeiro protótipo de um carro voador autónomo.

Voar poderá ser uma alternativa ao que se faz nas estradas.

Vahana… a próxima revolução

Chama-se Vahana o projecto que se integra na divisão Urban Air Mobility, criada no ano passado e que tem como objectivo criar um serviço que permita a qualquer pessoa reservar um carro voador autónomo através de uma qualquer aplicação móvel, à semelhança do que acontece actualmente com a Uber.

Segundo o CEO da Airbus, a empresa estará pronta para apresentar e para testar o primeiro protótipo deste veículo já no final deste ano de 2017 e, apesar de muitos acharem esta data muito ambiciosa, Rodin Lyasoff acha mesmo que esta data é mesmo viável:

Many of the technologies needed, such as batteries, motors and avionics are most of the way there.

Quanto à sua entrada no mercado, Lyasoff é igualmente ambicioso e afirma que estes veículos poderão estar disponíveis para uso comercial num prazo máximo de 10 anos, sendo os prestadores de serviços de transportes o seu público-alvo preferencial. E caso isto seja mesmo possível, esta será uma completa evolução para o mundo dos transportes.

Via: Reuters

Exit mobile version