Pplware

Projectos interessantes usando o Raspberry Pi (Parte II)

Conheça hoje o projecto PATOSS – monitorização do ambiente da gaiola de um pássaro

Ter um Raspberry Pi e uma ideia diferente é meio caminho ando para criar um projecto interessante. Na Internet são muitos os projectos que assentam neste popular mini PC, e que disponibilizam toda a documentação/instruções,  para que cada um de nós consiga fazer algo idêntico.

Depois de vos termos apresentado os projectos Wet Pi e LittleBox, hoje vamos conhecer o projecto  PATOSS.

A história deste projecto começa depois do mentor, Jorge Rancé, ter encontrado desamparado um pássaro na rua e de o ter levado para casa. O projecto tem o nome de PATOSS  e tem como objectivo a monitorização do ambiente na gaiola onde o pássaro está por diversas vezes…digamos que é um sistema de videovigilância. Com este sistema o mentor dispõe das seguintes informações:

Material principal usado

Para a elaboração deste projecto, o autor apenas necessitou do seguinte material:

Da esquerda para a direita:

O Sensor para validar o nível da água  foi ligado à bord de expansão, nos pinos I/O e GND.

Quando, na gaiola, o nível de água está abaixo do definido, as I/O retornam”1″, senão retornam “0”. Informações  essenciais para depois produzir o sistema de notificações.

Todo o sistema assenta no sistema operativo RaspbianOS pois, segundo o autor, era o sistema operativo no qual estava mais à vontade. Na imagem seguinte podem ver todo o sistema montado numa caixa onde se encontra o PI e o PiFace.

Depois da implementação de todo o sistema e de este estar a funcionar, toda a informação é publicada no twitter de hora em hora tal como podemos ver na imagem seguinte.

Além da ideia fantástica (confesso que ja fiz algo idêntico mais foi com uma planta que escrevia num blog), o autor disponibiliza TODO o código e informações no site do projecto – ver aqui. Além disso, quem pretender acompanhar acompanhar este projecto, basta siga o PATO no twitter – ver aqui.

Estes é mais um dos muitos projectos fantásticos que podemos encontrar na Internet e que têm como base o popular Raspberry PI. O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes. Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

Não se esqueçam de partilhar os vossos projectos!


Homepage: Código do projecto | PATO no Twitter

Exit mobile version