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Projecto VoIP nas Universidades e Politécnicos

Projecto VoIP  reduz 20% dos custos anuais de comunicação de todas as Universidades e Politécnicos públicos do país

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, acaba de anunciar os resultados do projecto VoIP da FCCN, entidade que gere e desenvolve a rede nacional de comunicações de dados de alto débito no sistema científico e do ensino superior. O sucesso alcançado neste projecto foi fruto da parceria tecnológica entre a ITCenter e a Wavecom, ambas localizadas no distrito de Aveiro, e que permitiu o desenvolvimento de soluções VoIP que deram um contributo decisivo para a redução de custos em comunicações.

O Projecto contou exclusivamente com know-how Português e uso de tecnologias baseadas em código aberto (Open source) o que permitiu criar uma solução altamente competitiva com possibilidade de replicação noutros cenários, quer nacionais, quer internacionais.

No primeiro semestre de 2010, o sistema de Ensino Superior Público conseguiu reduzir os custos associados a comunicações em cerca de 20% graças ao impacto da generalização do sistema VoIP (Voz sobre IP).

Os custos sofreram uma redução de 4 para 3,3 milhões de euros entre o primeiro semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2010. Até ao final do ano, estima-se que a redução possa atingir cerca de 1,7 milhões de euros.

A voz sobre Internet (Voice over Internet Protocol – VoIP) é uma tecnologia que permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados, convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, posteriormente enviados através de uma ligação à Internet sob a forma de pacotes com endereçamento IP.

De acordo com Rúben Sousa, Chief Technology Officer da ITCenter, “Colaborar em projectos desta natureza e alcançar resultados tão positivos dá-nos a confiança necessária para continuarmos a criar parcerias de longa duração com os nossos clientes, quer do sector privado quer público, e reflecte a elevada experiência e competências da ITCenter nesta área. O sistema VoIP implementado permitiu melhorar drasticamente a eficácia das comunicações internas e externas, aumentando a sua produtividade e reduzindo os custos de manutenção e licenciamento da infra-estrutura global de comunicações, o que é particularmente crítico no ambiente económico que vivemos actualmente.”

Não sabe o que é o VoIP?

O VoIP –  voz sobre Internet (Voice over Internet Protocol – VoIP) é uma tecnologia que permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados, convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, posteriormente enviados através de uma ligação à Internet sob a forma de pacotes com endereçamento IP. Não sendo nova, esta tecnologia atinge agora um estado de maturidade e qualidade que permite a sua aplicação em ambientes de produção através da interligação com os sistemas telefónicos convencionais. De igual forma, a oferta de equipamentos e serviços de operadoras tem vindo a crescer exponencialmente.

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