A eficiência da iluminação eléctrica sempre foi um enorme desafio. Não só a iluminação pública, onde se andam a desenvolver formas para que seja inteligente, mas também a iluminação doméstica, cada vez mais é necessária uma selecção do tipo de iluminação mais adequada ao propósito.
Tem a certeza que na sua casa utiliza as melhores opções? O projecto PremiumLight pode ajudá-lo nessa escolha.
O desenvolvimento tecnológico rápido e os novos requisitos legais a nível Europeu têm levado a mudanças dinâmicas no mercado dos produtos de iluminação. Devido a esta tendência, tem-se tornado um desafio, quer para consumidores domésticos, quer profissionais, reconhecer o que são boas lâmpadas e conseguir seleccionar produtos de elevada qualidade de acordo com as necessidades específicas de cada um.
O que é certo é que na altura da compra de lâmpadas, muitas das vezes, a escolha incide no produto mais barato sem ter em conta a sua qualidade e eficiência. Se quer bom e barato… é difícil, mas conseguirá com toda a certeza adquirir a lâmpada mais adequada ao propósito.
Sabia, por exemplo, que uma lâmpada LED dura tanto tempo quanto 15 lâmpadas de halogéneo? E que uma CFL (também conhecida como lâmpada económica) dura tanto tempo quanto 5 lâmpadas de halogéneo?
A iniciativa PremiumLight apoia os consumidores e os profissionais no sector dos serviços na selecção de iluminação energeticamente eficiente e de elevada qualidade. O universo do PremiumLight inclui quer as lâmpadas fluorescentes quer os LEDs, com particular destaque para estes últimos.
Considerando por exemplo as lâmpadas LED, aquelas que são actualmente mais caras e que há uma grande incerteza na altura da compra, o PremiumLight apresenta uma tabela comparativa que o pode elucidar acerca das características que são realmente importantes:
Poderá encontrar tabelas comparativas para outros tipos de lâmpadas, guias de como seleccionar uma lâmpada para determinada zona da casa e muita outra informação relacionada.
O projecto fornece dicas para os compradores, informação sobre os testes aos produtos efectuados e muitos outros serviços que apoiam o fornecimento e a procura de produtos de qualidade.
O projecto é coordenado pelo Dr. Bernd Schäppi, Agência de Energia Austríaca, no qual está inserido também o Instituto de Sistemas e Robótica de Universidade de Coimbra (ISR-UC).