Pplware

Proibição de plásticos de uso único começa já em julho

Após Portugal transpor uma diretiva europeia, plásticos de utilização única passam a ser proibidos no início de julho. A medida tem sido bastante elogiada, mas também criticada pelo facto de ser pouco ambiciosa.

Na prática, esta medida, de aplicação obrigatória em todos os Estados-membros, passa a proibir o uso de talheres, palhinhas, cotonetes, agitadores, varas de balões ou esferovites para recipientes de comida.


A pandemia veio adiar uma série de coisas. A “lei” da proibição de plásticos de uso único foi uma delas. O Governo português tinha decidido implementar a medida no ano passado, antecipando largamente as datas da diretiva, mas a pandemia de COVID-19 levou ao adiamento e Portugal.

A Deco elaborou uma lista dos produtos que deverão desaparecer nos próximos anos.

Produtos que deverão desaparecer a partir de 1 de julho de 2021

Em 2022

Em 2023

 

Em 2025

O decreto-lei que proíbe a venda de vários produtos de plástico de uso único, como cotonetes, palhinhas e pratos em toda a União Europeia entra já em vigor a 1 de julho.

A nova legislação relativa ao uso de utensílios de plástico, aprovada pelo Parlamento Europeu, tem como objetivo reduzir o consumo de produtos de plástico de utilização única na União Europeia até 2026, de modo a combater a poluição gerada pelo plástico.

Exit mobile version