Já são um sem fim de programadores que existem pelos quatro cantos do mundo e que desenvolvem as aplicações que simplificam o nosso dia-a-dia, bem como o tornam mais animado e divertido.Desde os mais velhos aos mais novos, o mundo da programação, apesar de complexo, é bastante atraente.
Mas poucas são as crianças que se encontram activas na programação.
Zora Ball é um caso raro! Ela é nada mais nada menos que a Programadora mais nova do mundo. Tem apenas 7 anos de idade e já criou uma versão de jogos completa para smartphones.
Zora Ball tem apenas 7 anos de idade, vive no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América, e é a mais nova programadora de jogos do mundo inteiro.
A pequena Zora está ainda apenas no 1º ciclo da escola (2º ano), no Instituto de Ciência e Tecnologia Harambee, mas já desenvolveu uma versão completa de jogos para smartphones.
Um dos seus jogos participou e esteve exposto na Fate Bootstrap Expo, uma espécie de feira organizada pela FATE (Fundação para o Avanço da Tecnologia na Educação), para exibir programas criados na linguagem Bootstrap… e o jogo de Zora surpreendeu os visitantes do evento.
Quando as pessoas se depararam com o trabalho de Zora, grande parte delas pensaram que este seria da autoria do seu irmão mais velho, Trace Ball. No entanto todos se surpreenderam, novamente, quando pediram à menina que alterasse o programa, desta vez à sua frente, e ela procedeu às alterações sem qualquer dificuldade.
Al-Nasir, professor de ciências na escola de Harambee, comentou o caso dizendo que Zora obtém resultados muito positivos em Introdução à programação para as crianças, e que tem grandes esperanças para o futuro desta criança. O professor relembra que o irmão de Zora, Trace Ball, chegou a ser um dos antigos “Alunos do Ano”, sendo provavelmente uma (principal) forte influência para a irmã. [via]
Conhecem casos prodígio como este? O que pensam da tecnologia nas escolas?