O iPhone 5 foi apresentado e, embora não tenha trazido nenhuma grande novidades face às muitas fugas de informação que foram aparecendo no mercado, trouxe sim um equipamento requintado, com uma construção de alta qualidade e, acima de tudo, um smartphone que se tornará líder de um segmento, segundo opinião de muitos analistas do mercado mobile.
Quando falamos em qualidade de construção, sabemos que a Apple neste assunto tem sido das poucas a inovar e a trazer materiais “nobres” ao segmento, isto tem um custo acrescido mas traz um retorno muito apetecido. Sabe quanto custa à Apple o fabrico do iPhone 5?
Vamos deixar alguns valores que o mercado apresentou nos últimos dias para lhe dar uma ideia.
Segundo dados avançados pelos analistas de mercado, estima-se que a Apple venderá algo como 20 milhões de iPhones 5 ainda este ano. Num cenário desta magnitude, quanto custará à Apple o fabrico do iPhone 5?
A versão base do iPhone 5, o de 16GB desbloqueado, deve rondar o preço dos 700 dólares nos Estados Unidos. Sabemos que o equipamento é construído em materiais de alta qualidade e com alto rigor técnico, ao ponto de haver medições microscópicas para não falhar qualquer pormenor de uma corpo da máquina para uma outra peça da mesma série. Depois este é sem dúvida o equipamento com o melhor ecrã do mercado e traz uma das melhores cãmaras fotográficas alguma vez colocadas num smartphone.
Surpreendentemente o custo de fabrico por cada peça é de 167.50 dólares, SÓ!!!
Se formos comparar com o modelo anterior, o iPhone 4S, o iPhone 5 custa mais 25 dólares, mas isso nós sabemos onde está a diferença. Existem dois componentes que justificam este aumento de preço: o novo processador A6 custa 28 dólares e o modem Qualcomm 4G LTE custa 25 dólares…
Em rigor o iPhone 5 16GB custa 649 dólares, com contrato com um operador, nos Estados Unidos, o preço baixa para 199 dólares mas “agarra” o cliente numa subscrição de dois anos, tal como cá em Portugal acontece. O contrato é, basicamente, uma forma do operador poder subsidiar o telefone em troca do consumo de chamadas e dados feito pelo cliente (existem vários tarifários e cada um pode até diminuir ao preço de aquisição do iPhone).
Assim, claramente, se comprar hoje um iPhone 5, a Apple em cada iPhone 5 ganha 481.50 dólares. Obviamente que este dinheiro por cada iPhone não é “líquido”, temos de acrescentar ao bolo tudo o que está por trás, desde custos de estudo e desenvolvimento, marketing e muitos outros custos que uma empresa como a Apple tem para estar no topo das vendas desde há tanto tempo, isso paga-se… e bem!
Desta forma a Apple irá arrecadar a custos que anteriormente foram apresentados, já no último quadrimestre de 2012, cerca de 8.8 mil milhões de dólares, algo perto dos 7 mil milhões de euros.
Mas calma, a Apple não se ficará por aqui, sabemos que juntamente ao iPhone tem um bolo de muitos milhões em acessórios, este número crescerá muito até ao final de 2012 em novos acessórios criados para o iPhone 5 disponíveis na App Store e em serviços associados.
Numa tabela peça a peça, deixo-vos em pormenor os valores para que possam tirar as vossas conclusões:
Em resumo, este equipamento, cada vez mais requintado e com materiais mais ricos, é uma fonte de lucro incrível para a empresa de Cupertino, a quantidade, como sabemos, baixa o preço de custo e este equipamento já está a trazer boas indicações.
Segundo a Apple, as pré-encomendas do iPhone 5 ultrapassaram dois milhões de unidades em apenas 24 horas, mais que duplicando o anterior record de um milhão que era detido pelo iPhone 4S. A procura pelo iPhone 5 excedeu o stock inicial e enquanto a maioria das pré-encomendas serão entregues aos clientes a 21 de Setembro, muitas estão agendadas para serem entregues em Outubro.
“As pré-encomendas do iPhone 5 esmagaram o anterior record detido pelo iPhone 4S e a resposta dos clientes ao equipamento tem sido fenomenal”, disse Philip Schiller, senior vice president of Worldwide Marketing da Apple. “O iPhone 5 é o melhor iPhone até ao momento, o dispositivo mais bonito que já criámos, e esperamos que os clientes o adorem tanto quanto nós.”