Pplware

Produção de ecrãs AMOLED já é mais económica que os LCD

Os ecrãs AMOLED têm vindo a ganhar cada vez mais mercado e sido uma aposta recorrente de marcas como a Samsung e a Motorola.

Se o custo de produção era o maior entrave ao uso deste tipo de ecrãs, os novos valores podem vir a mudar esse paradigma.

Os ecrãs AMOLED têm sido uma aposta de algumas marcas para equipar os seus modelos topo de gama, muito devido ao seu bom desempenho na representação das cores.

Confirmando uma previsão feita há dois anos atrás, foram apenas precisos 24 meses para que o custo de produção dos ecrãs AMOLED se tornasse inferior aos dos painéis LCD.

Segundo dados da IHS Technology, no primeiro trimestre de 2016, o custo médio de produção de um ecrã AMOLED de 5 polegadas Full HD rondava os 14.30 dólares, enquanto o custo de um ecrã LCD com as mesmas características tinha um preço médio de 14.60 dólares. Estes dados representam uma boa evolução face aos custos do último trimestre de 2015, em que os preços andavam por volta dos 17.10 dólares e 15.70 dólares para os AMOLED e LCD, respectivamente.

Para a obtenção destes dados foram considerados os custos de produção de painéis AMOLED e LTPS LCD (Low Temperature Poly-Silicon Liquid Crystal Display), considerados os painéis LCD mais eficientes, ambos com uma resolução Full HD, sendo esta a resolução mais usada na actualidade.

Sobre os ecrãs QHD, usados em grande parte dos topos de gama, não existem dados sobre valores de produção.

Com a queda do custo dos painéis AMOLED, este tipo de ecrãs deve-se tornar mais popular nos próximos tempos, podendo vir a equipar um maior número de dispositivos.

 

EtNews

Exit mobile version