Pplware

Processador Tegra K1 vai equipar modulo do Projecto ARA

mas não vai ser o único!

A preferência da Google pelo processador Tegra K1 da NVIDIA tem sido óbvia. Este tem sido escolhido para equipar os principais equipamentos que a empresa tem lançado e as respostas da performance têm sido, tal como esperado, excelentes.

Mas a utilização do Tegra K1 pela Google parece que não vai terminar por aqui. A Google ATAP anunciou agora que está a trabalhar de forma muito próxima com a NVIDIA para que esta crie um módulo com este processador para o seu projecto ARA.

O histórico de utilização deste processador pela Google é elevado. A sua preferência pelo Tegra K1 da NVIDIA pode ver-se no seu mais recente tablet, o Nexus 9, e também num outro projecto da Google que está prestes a ver a luz do dia, o Projecto Tango.

A nova proposta que a Google pretende colocar no mercado com este processador será parte do Projecto ARA, que pretende criar um smartphone completamente modular, que será composto por diferentes elementos, cada um contendo uma parte essencial ao dispositivo.

Esta modularidade permitirá que se possa actualizar os componentes sem ter de se trocar a totalidade do equipamento ou que se possa alternar entre elementos consoante a necessidade.

Numa publicação feita no final da semana no Google Plus, a ATAP revelou que um dos primeiros módulos que esperam vir a ter disponíveis será um que engloba o processador da NVIDIA, o Tegra K1.

Mas na mesma publicação a Google ATAP revelou que não será apenas o Tegra 1 estar disponível nos primeiros protótipos. Também estão a trabalhar com a Marvel para que surja também um módulo baseado no seu processador PXA1928.

Estes dois módulos de processamento vão ser as referências para o segundo protótipo do Projecto ARA e vão surgir na versão 0.20 da MDK deste projecto.

O já antes anunciado modulo baseado no processador da Rockchip chegará a tempo da terceira versão do protótipo, algures na primavera de 2015.

Com o evento anual dedicado a este projecto a ocorrer já em meados de Janeiro, está próxima a apresentação das novidades e do que tem sido feito pela Google, e o seu departamento de projectos especiais, no último ano.

Espera-se que o Projecto ARA se torne a referência para futuros modelos, mantendo a filosofia que tem sido aplicada e que promete trazer frutos para um futuro próximo.

A chegada destes dois novos processadores, e em especial o Tegra K1 da NVIDIA, promete um equipamento que com os módulos certos será capaz de performances impressionantes.

Exit mobile version