…de Castelo Branco
Actualmente são raros os serviços que hoje não dispõem de um sistema informático para gerir toda a informação. Na verdade a “informação digital” é sem duvida um bem a manter e especialmente a proteger mas as vezes os sistemas informáticos não colaboram.
Recentemente, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) informaram que devido a um problema informático, que afectou durante um mês os Centros de saúde de Castelo Branco,resultou a perda de dados de alguns utilizadores.
De acordo com informações disponibilizadas pela agência Lusa, por uma fonte oficial dos SPMS “A base de dados foi reposta e também toda a parte de infraestruturas. Mas o problema foi grande e existem utilizadores que perderam dados”. Sabe-se que os SPMS estão ainda a tentar recuperar tal informação que, segundo indicam, não esteve relacionado com nenhum ataque de piratas informáticos.
“Posso garantir que o problema no sistema informático dos centros de saúde de Castelo Branco não teve a ver com ‘hackers’. Aquilo que se passou foi um ‘crash’ na base de dados e não foi possível recuperar por corrupção de ‘data files'”, referiu à agência Lusa a mesma fonte.
Os dois Centros de Saúde de Castelo Branco estiveram sem sistema informático durante quase um mês, situação que complicou em muito o normal funcionamento do serviço.