Pplware

Prisões portuguesas estão a ser sobrevoadas por drones

Este não é um fenómeno novo nas prisões de alguns países como o Brasil ou Reino Unido, onde os drones são utilizados para colocar droga, telemóveis ou até armas dentro das cadeias, em Portugal, ainda não foram registados quaisquer casos deste género.

No entanto, nas últimas semanas, foram detectados drones a sobrevoar as prisões de Braga, Vale do Sousa e Caxias, tendo mesmo sido identificado o piloto de um destes drones, familiar de um dos reclusos.

Segundo o Jornal de Notícias, foram detectados drones a sobrevoar três cadeias em Portugal nas últimas semanas, nomeadamente em Braga, Vale do Sousa e Caxias.

Em Braga, a pessoa que controlava o drone foi identificada, tratando-se do familiar de um dos reclusos. O voo terá sido feito a 18 de Setembro e dele não existem quaisquer imagens gravadas do estabelecimento prisional.

O drone avistado em Vale do Sousa desapareceu na vegetação junto à prisão, mas não foi possível identificar a pessoa que o controlava. Também ainda por identificar encontra-se o piloto do drone que sobrevoou a prisão de Caxias, durante a semana passada. Neste caso, o drone chegou a voar bastante próximo do chão dentro da prisão.

Apesar de, nas últimas semanas, estes casos terem surgido, há indicação por parte de Jorge Alves, do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, que já têm sido avistados drones nas imediações de algumas prisões, mas que julgam ser apenas para recolha de imagens por curiosidade.

Em Inglaterra, por exemplo, só no ano passado foram detectados 33 casos de drones que transportavam droga e telefones para dentro das prisões.


Será que este fenómeno está prestes a chegar a Portugal?
Exit mobile version