Pplware

Primeiro jogo 3D do estilo FPS para Android?

A plataforma Android está a registar valores de adopção absolutamente elevados. A disponibilização gratuita do SDK para a plataforma, juntamente com o facto do Android ser Open Source, ajudam os programadores a perceberem a camada inferior de comunicação com o hardware do smartphone. O projecto Chronos pretende ser um marco numa área que até agora está em falta no Market do Android.

O projecto Chronos pretende ser muito provavelmente o primeiro jogo 3D a tirar partido da infraestrutura 3D do Android, fazendo uso da plataforma de renderização gráfica OpenGL ES. Não se sabe actualmente muito do projecto além do que é mostrado no vídeo que lhe apresentamos. O que se sabe é que será um título do estilo first person shooter passado no tempo da segunda guerra mundial com uma boa dose de inspiração na saga Wolfenstein.

Esta notícia não seria tão importante se não estivéssemos talvez perante o primeiro exemplo de um jogo para Android que faz uso massivo das capacidades de renderização do hardware. É notável que numa fase ainda embrionária do Android já estejam a ser exploradas capacidades avançadas de renderização 3D.

Um dos pormenores mais impressionantes na minha opinião é o facto de se notar uma certa fluidez (embora actualmente seja prematuro assumir tal facto devido à curta duração do vídeo), mesmo usando o smartphone HTC G1. Este smartphone a nível de características,  nomeadamente armazenamento e memória RAM, é mais modesto que o HTC Magic que actualmente está a ser comercializado no mercado nacional. O uso do acelerómetro no G1 denota também um controlo moderno do jogo ao estilo do que se vê em vários jogos no iPhone.

Jogos como estes que irão surgir nos próximos tempos ou outras aplicações que já estão disponíveis no Market, demonstram que o Android é uma plataforma tão ou mais atractiva que o iPhone, para programação. Pelo menos não existe um regime ditatorial e ausente de coerência nos critérios usados, quando se trata da aprovação das aplicações como o que se tem verificado na empresa de Copérnico.

Exit mobile version