Nos próximos meses iremos ter contacto permanente com informações sobre o recém anunciado Chrome OS, o sistema operativo do Google.
Ainda não teve tempo de arrefecer o anuncio e já circulam na web imagens “pretensamente” desse novo sistema operativo.
Não há ainda muitas imagens e na verdade as que existem são facilmente “falsificáveis”, ainda assim e sendo verdade são boas notícias, dão conta de um real desenvolvimento já em fase de apresentação.
Depois da notícia ter chegado aos 4 cantos do mundo, muitos entendidos vaticinam um fim trágico para os sistemas operativos proprietários da Microsoft e da Apple, no entanto, não será tão simples assim uma conquista massiva do mercado apontado (dos netbooks), sem um investimento também ele colossal.
Não podemos esquecer que o facto da Microsoft e da Apple estarem no mercado há muitos anos, enraizaram uma forma de operacionalidade quase congénita nos utilizadores, são acordos nos mais profundos meios de influência e são mecanismos fáceis de aprender que originam uma procura por esses mais usados sistemas operativos actuais.
Mas é de salientar também que o Google já se movimenta no meio dos OEM’s e são vários os parceiros, conforme podemos ver hoje aqui, os que estão interessados no Chrome OS.
Segundo esta história contada, um representante do Google demonstrou uma versão privada, beta, do novo SO a um anónimo representante ACER, provavelmente nalgum lugar da Taiwan. A foto acima foi supostamente tirada num momento de distracção do representante do Google.
Segundo o que se pode ver, o sistema está:
- Elegante ao instalar no computador, nesta caso num portátil Acer Extensa 4620Z, onde demorou cerca de 10 minutos a instalar e exigiu apenas um reiniciar do PC.
- Faz um reboot completo (de desktop-a-desktop) em cerca de 25 segundos
- Foi “impressionantemente” rápido a encerrar.
- A orla azul que se auto-oculta, a “Chrome Bar”, na parte inferior da interface do utilizador será o menu iniciar.
- A navegação pelo sistema é feita tipo browser com diversos modos de explorar.
- A Chrome Bar também pode hospedar uma barra de pesquisa, se configurada.
- No futuro, o Chrome SO terá uma tecla similar à WinKey do Windows, com o logo da Google.
São apenas pequenos detalhes, de um sistema ainda com um longo caminho a percorrer.
Lembro que o Google, internamente, utiliza há muitos anos um sistema operativo próprio, quem sabe se muitas rotinas não estarão já prontas com base da sua experiência.
2010, segundo o Google, será o ano do Chrome SO. Vamos acompanhando os desenvolvimentos. Engadget