Pplware

Presidente turco pede boicote ao iPhone num momento tenso nas relações Turquia-EUA

Num momento conturbado nas relações entre a Turquia e os Estados Unidos da América, Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, disse hoje que o seu país vai boicotar os produtos electrónicos dos Estados Unidos, em resposta às sanções norte-americanas à Turquia.

Erdogan foi claro: “Vamos boicotar os produtos electrónicos dos Estados Unidos. Se eles têm o iPhone, haverá Samsung noutro lado”.


O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse ao seu pessoal que pare de comprar dispositivos eletrónicos norte-americanos, apontando especificamente que a população turca deveria mudar de iPhones para dispositivos Samsung.

O presidente também promoveu o telefone Venus pela Vestel, uma fabricante turca local de smartphones. Atualmente, os modelos do iPhone da Apple detêm cerca de 15% de participação de mercado na região.

O presidente turco alegou repetidas vezes que é alvo de uma guerra económica e pediu aos turcos para vender moeda estrangeira e maximizar as compras locais para melhorar a independência económica do país.

Este anúncio do governante turco faz parte da recente escalada nas tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a Turquia, após a prisão de um pastor protestante norte-americano na Turquia há dois anos e que permanece em prisão domiciliária. O pastor Andrew Brunson é acusado de espionagem e de ligações ao terrorismo, além de Trump ter ordenado um aumento das taxas sobre as exportações de metais da Turquia.

A Lira, a moeda turca, caiu esta semana no meio da incerteza económica. Não está claro se o presidente pretende impor um boicote aos produtos norte-americanos, como os produtos da Apple, com aumento dos impostos ou mesmo banindo os produtos do mercado.

Exit mobile version