Pplware

Powerpack: Um projecto da Tesla do Futuro

Mais um passo em direcção ao futuro e mais uma vez a Tesla! A empresa de Elon Musk inaugurou esta Segunda-Feira um enorme abastecimento de energia elétrica na Califórnia a menos de 100km de Los Angeles.

O projecto Powerpack, em conjunto com o fornecedor de eletricidade local Southern California Edison, vai apoiar a operação da rede durante horas de pico e melhorar a integração de recurso de energia renovável, já uma bandeira que a marca de automóveis elétricos já nos habituou.

Jeffrey Brian Straubel, o diretor de tecnologia da marca disse que este se tratava de um projecto exactamente em consonância com a missão da marca em acelerar a tecnologia sustentável em todo o mundo.

O armazenamento é algo que ainda não é comum na rede elétrica desde que esta foi inventada. Assim, e graças a este tipo de tecnologias, nós estamos exatamente no ponto de viragem em que não só é possível disponibilizar energia renovável – solar, eólica às pessoas- como armazená-la para partes de dias mais longos

O Powerpack é uma solução que permite uma disposição modular flexível e é infinitamente escalável. Este projecto é similar ao Powerwall mas em ponto grande, para uma escala comercial. Este equipamento carrega a partir de energia solar mas também através da rede elétrica, quando esta se encontra fora do horário de maiores picos. 

Cada Powerpack possui 16 compartimentos individuais de baterias, cada um com um conversor de CC-CC isolado. A estrutura dos compartimentos e a eletrónica de potência integrada aumentam o desempenho em todo o conjunto e permitem uma troca fácil em qualquer altura.

Um Powerpack, em Mira Loma, na Califórnia, contém 16 000 células de baterias de lítio cada, resultando assim em mais de 210kWh por sector.

Sabendo que nada deste tipo de tecnologia seria possível há 5 ou 10 anos atrás, Straubel disse que este armazenamento em Mira Loma até era relativamente pequeno deixando a entender que os objectivos da Tesla são grandes e não ficam por aqui, uma vez que já começa a ser recorrente a marca associar-se e desenvolver projectos do género como é o caso da remota ilha Ta’u na Samoa Americana situada na Polinésia.

Exit mobile version