Em Portugal a oferta de pacotes “‘triple play’ (Internet, telefone e TV) é vasta. Os preços variam de serviço para serviço e esse é, por norma, o factor que leva os clientes a escolherem qual o o pacote a adquirir.
Mas, Sabia que poderá poupar, em cerca de 35€ anuais se desligar, da energia, os equipamentos que dão suporte aos serviços de Internet, telefone e TV? Vamos conhecer os resultados apresentados pela Deco no que se refere ao consumo energético dos equipamentos afectos a este tipo de serviço.
A Deco disponibilizou recentemente um estudo ao qual deu o nome de Stand-by: consumo escondido, no qual apresenta o desperdício anual dos equipamentos de casa quando estes ficam ligados à tomada.
Para a elaboração dos testes, a DECO foi a casa de 10 consumidores, das várias operadoras (Cabovisão, ZON, Meo, Vodafone e Optimus), e procedeu à medição do consumo do vários equipamentos que dão suporte aos serviços “triple play”.
Quais os resultados?
Modo Standby (Para box)
Em modo Standby, a Deco obteve os seguintes resultados:
- Meo e Vodafone: Consumos na ordem dos 9 a 11 Watts
- ZON: Consumos entre 16 a 18 Watts
- Cabovisão: Entre 6 a 18 Watts
- Optimus: (Apenas) 6 Watts (De salientar que se tratava de uma box sem gravação)
A Deco refere ainda que as boxes da Vodafone analisadas permitem definir um modo de espera activo, que diminui o consumo.
Relativamente aos routers e equipamento ONT (Optical Network Terminal, é um dispositivo usado apenas para quem tem fibra, permitindo a transformação do sinal ótico em sinal de TV (sinal RF)), a Deco refere que os consumidores gastam em média cerca de 8 euros, por cada um quando em Standby.
O estudo revela também que, no caso dos consumidores não usarem rede wireless, a poupança poderá chegar aos 2€ por ano.
“Com as nossas medições, concluímos que os equipamentos usados para o serviço triplo de televisão, Internet e telefone fixo têm elevados consumos quando não estão a ser utilizados, ou seja, em modo de espera. “O desperdício anual em electricidade pode cifrar-se em cerca de 35 euros. As boxes são os aparelhos mais vorazes, mas os routers também revelaram um consumo considerável”, refere a associação para a defesa dos consumidores. O estudo completo pode ser adquirido através do site da Deco.
Como consumidor, costuma desligar os equipamentos da tomada eléctrica para poupar nos consumos energéticos?