Pplware

Portugal: Criado Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço

A onda de ataques que se têm registado nos último anos têm levado os países a repensar as políticas ao nível da segurança do Ciberespaço.

Portugal já tem um Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), mas agora foi criado pelo Governo um Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço que terá representantes do próprio CNSC, Polícia Judiciária, Ministério da Defesa, Ministério da Educação, Ministério da Ciência, entre outras entidades.


Foi aprovada a criação do grupo de projeto denominado «Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço», cuja missão é a de assegurar a coordenação político-estratégica para a segurança do ciberespaço e o controlo da execução da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço e da respetiva revisão, segundo pode ler-se no comunicado do Governo desta quinta-feira.

Segundo a informação, “Este grupo de projeto, que funciona na dependência do Primeiro-Ministro ou do membro do Governo em quem aquele delegar, vem garantir uma abordagem transversal e integradora das várias sensibilidades, necessidades e capacidades dos diversos setores com intervenção no âmbito da segurança do ciberespaço nacional”.

A Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço tem como propósito garantir a proteção e a defesa das infraestruturas críticas e dos serviços vitais de informação, e potenciar uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço por parte de todos os cidadãos, das empresas e das entidades públicas e privadas.

Via Comunicado do Conselho de Ministros de 13/07/2017

Exit mobile version