Pplware

Portugal: Sistema informático do Ministério Público atacado

As informações ainda não são muitas mas sabe-se que, de acordo com uma fonte oficial, que o Sistema Interno de Comunicações do Ministério Público está offline, o que tem impedido a troca de informação internamente.

A falha é à escala nacional e tratou-se da tentativa de um ataque informático. Falta saber neste momento qual a dimensão do ataque e estragos que terá causado.


A notícia foi avançada pelo Diário de Noticias que revela que o sistema SIMP (Sistema de Informação do Ministério Público), está com problemas de funcionamento devido à tentativa de um ataque.

Numa mensagem interna, os administradores do sistema referem que  “atendendo ao facto do sistema de informação estar a ser alvo de persistentes ataques desde as 12.00 do dia 18 de maio, por precaução, decidiu encerrar-se o mesmo“. Em declarações aos jornalistas, a Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, referiu que este apagão não atinge os inquéritos criminais e desvaloriza a situação, dizendo que “não é caso para alarme“.

Este ataque surge após uma semana dos ataques massivos do ransomware que, segundo algumas informações, afetaram empresas de mais de 150 países.

O Pplware tentou obter informações mais detalhadas junto da Procuradoria-Geral da República, mas até ao momento ainda não existe qualquer informação adicional.

Exit mobile version