O eCall é o sistema pan-europeu de chamadas de emergência. Este sistema tem de ser instalado nos veículos e permite que seja efetuada uma chamada de emergência sempre que seja detetado um acidente.
A partir de novembro os centros operacionais nacionais do 112 vão estar prontos para receber chamadas ‘eCall’.
eCall… o 112 à distância de um botão no seu carro
Considerado prioritário pela Comissão Europeia e pelo Governo, o sistema eCall irá contribuir para a redução do número de vítimas e feridos nas estradas portuguesas. Sempre que seja detetado um acidente, o dispositivo eCall, instalado nos veículos efetua uma chamada de emergência que é encaminhada para o public safety answering point (PSAP) mais adequado, de acordo com os dados recebidos (nomeadamente a localização precisa do veículo).
Segundo a ANACOM, o sistema utiliza as estruturas do número europeu de emergência, permitindo a sua interoperabilidade em toda a União Europeia.
A chamada para o 112 pode ser desencadeada de forma automática, em caso de acidente grave, graças aos sensores instalados nos veículos, ou manualmente, pelos ocupantes.
Em declarações à LUSA, Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, referiu que o sistema ‘eCall’ vai permitir reduzir o tempo entre a ocorrência do acidente rodoviário e a chegada dos serviços de emergência médica ao local, uma vez que a tecnologia instalada no veículo confere acesso direto e automatizado à linha de emergência 112 e uma localização precisa e imediata do sinistro. Jorge Gomes destaca ainda o facto de Portugal estar na vanguarda da instalação desta “nova” plataforma. Este sistema já está em funcionamento na Holanda, Eslovénia, Suécia e Finlândia.
O sistema ‘eCall’ tem que estar obrigatoriamente instalado em todos os novos modelos de veículos ligeiros de passageiros e comerciais à venda na União Europeia a partir de 31 de março de 2018.