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Portugal: Sinal de TDT quase sem falhas

Foi em 2009 que se começaram a dar os primeiros passos ao nível da TDT em Portugal. As emissões iniciaram-se no dia 29 de Abril de 2009 e desde essa altura que o serviço tem vindo a sofrer algumas melhorias significativas.

Em 2014 o serviço passou a ser monitorizado de forma contínua “24 horas por dia, sete dias por semana”  e já recentemente foi aprovado a inclusão de 4 novos canais sendo que dois deles (RTP3 e RTP Memória) começaram a funcionar em Dezembro de 2016.

De acordo com um comunicado da Autoridade Reguladora em Portugal das Comunicações (ANACOM), o sinal de televisão digital terrestre (TDT) apresentou valores de disponibilidade de serviço próximos dos 100% e nível de estabilidade de serviço elevado em 2016.

O estudo foi feito com base na informação da rede de sondas que estão espalhadas pelo país. Globalmente, é possível afirmar que nas zonas do país onde o sinal digital de televisão chega por via terrestre, a recepção de televisão fez-se de forma quase permanente e sem interrupções.

Em termos globais agregados, durante o ano de 2016, Guarda, com o maior tempo de recepção de serviço, 99,96%, Faro, com 99,95%, e Viana do Castelo com 99,94%, são os distritos que apresentam níveis de disponibilidade do serviço mais elevados.

Aveiro com 97,06% de disponibilidade, Leiria com 98,56% e Porto com 99,22% foram os distritos com resultados mais baixos. Todos os outros distritos tiveram um desempenho acima da média nacional (99,37%).

Dos doze meses do ano de 2016, aquele em que a rede TDT apresentou melhor desempenho, com disponibilidade de serviço de 99,77 %, foi o mês de janeiro, enquanto o mês com uma disponibilidade de serviço mais baixa, com 98,83 %, foi julho.

Em termos de estabilidade, ao longo de todo o ano, a hora em que a rede se apresentou mais estável, com menos variações, para a recepção do sinal da TDT, foi a das 12 horas (das 12:00 às 13:00), enquanto a pior hora, ainda que com estabilidade de serviço elevada, foi a da 1 hora (da 1:00 às 2:00).

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