Pplware

Portugal: Preço da eletricidade vai baixar em 2018

Desde o ano 2000 que os preços da eletricidade não têm registado qualquer baixa. Nesse ano a redução foi de 0,6% mas a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), anunciou hoje uma proposta de redução do valor da energia, que terá efeito já em 2018.

De acordo com a proposta, a tarifas da luz deve descer 0,2% no mercado regulado.


A ERSE deu hoje a conhecer, através de um comunicado, uma proposta de tarifas e preços para a energia elétrica em 2018.

De acordo com as informações, a entidade pretende uma redução de 0,2% ao nível das tarifas de eletricidade, o que corresponde a uma redução de 9 cêntimos para uma fatura mensal de 45,7 euros.

Ainda segundo o documento, a ERSE explica que esta proposta resulta da “conjugação de vários fatores com impactos em sentidos opostos”.

Esta proposta de descida das tarifas da luz irá ainda ser avaliada pelo Conselho Tarifário, órgão do regulador.

A proposta tarifária propõe uma diminuição de cerca de 744 milhões de euros à dívida tarifária, valor que é superior à soma das diminuições verificadas em 2016 e 2017, que totalizaram 693 milhões de euros.

A agência Lusa noticiou esta manhã que a tarifa social da eletricidade continuará a representar um desconto de 33,8% face às tarifas transitórias de venda a clientes finais (antes do IVA e outras taxas), isto é, os preços de referência do mercado regulado, mas os consumidores que já estão no mercado livre beneficiam da mesma redução.

Para uma fatura média mensal de 20,4 euros, o desconto será de cinco cêntimos (0,05€).

Exit mobile version