Pplware

Portugal: Ministério da Defesa alvo de ciberataque

Como já referimos algumas vezes, os cibertaques têm aumentado no mundo nestes últimos meses. Os esquemas são vários assim como o destino dos ataques.

Um dos alvos mais recentes foi o Ministério da Defesa português, mas o ataque foi “travado”.


A informação surgiu hoje ao final da tarde por parte do Centro de Ciberdefesa das Forças Armadas. Segundo as informações conseguiu-se travar uma tentativa de intrusão nos sistemas do Ministério da Defesa. O grupo responsável ainda não foi identificado, mas o ataque envolveu o envio de vários emails enviados a dezenas de funcionários civis e militares.

Phishing foi a técnica usada no ataque ao Ministério da Defesa

O esquema tentado foi o de phishing. Através de um email que se confunde com um “oficial”, as vítimas são levadas a aceder a uma página não oficial e a introduzir credenciais dos sistemas, conseguindo os piratas “roubar” esses dados.

De acordo com o Centro Nacional de Ciberdefesa, o ataque obrigou à suspensão dos sistemas informáticos, para proteção dos dados, tendo dezenas de utilizadores ficado sem acesso – muitos deles ainda em teletrabalho. Tal deveu-se à quantidade de emails recebidos, que permitem também catalogar o ataque como de negação de serviço – com o objetivo de sobrecarregar os servidores e deixar redes internas inoperacionais.

Exit mobile version